Nesta quarta-feira, 18, o PC do B oficializou o apoio a candidatura de João Campos (PSB) e compor a Frente Popular junto MDB, PSD, Rede, PV, PROS, Avante, Republicanos, PP, Solidariedade e PDT.
No comunicado, os comunistas alertaram que a candidatura de Marília Arraes (PT), que vai disputar o 2° turno contra Campos, está sendo apoiada pelas trincheiras bolsonaristas.
“Agora no segundo turno das eleições, forças de direita representantes do bolsonarismo em Pernambuco decidem pelo apoio à candidata adversária da Frente Popular”
Leia a nota na íntegra.
Vamos completar a vitória!
O resultado mais importante do primeiro turno das eleições municipais foi a derrota do bolsonarismo, marcado pelo fracasso nas urnas dos principais candidatos apoiados por Bolsonaro. Ao seu modo, por múltiplas e variadas escolhas, o povo votou majoritariamente por quem defende a vida, a ciência e a democracia. Esta derrota da extrema-direita, porém, não encerra o conturbado momento marcado por uma grave crise econômica e a maior crise sanitária da história, além de crises políticas fabricadas sucessivamente por um presidente que não governa a Nação.
O Recife falou bem alto para o Brasil: Viva a vida, a ciência, a democracia, os direitos do povo! Por isso o PCdoB comemora a eleição de sua bancada de dois vereadores e a passagem de João Campos e Isabella de Roldão para o segundo turno. Saúda também o fato de que cerca de 60% dos recifenses votaram nas forças progressistas.
Para a vitória se completar, o PCdoB defende o fortalecimento de uma política de frente ampla democrática, com a unidade das forças da esquerda e do centro político da sociedade que se dispõem ao diálogo pelo bem comum e melhoria da vida das pessoas. A Frente Popular liderada por João Campos representa estes valores.
Agora no segundo turno das eleições, forças de direita representantes do bolsonarismo em Pernambuco decidem pelo apoio à candidata adversária da Frente Popular. Estes apoios visam desestruturar o projeto da Frente,abrir caminho para derrotar a esquerda em 2022 e tentar desmontar a estratégia progressista vitoriosa nos últimos anos.Este é o divisor de águas entre as duas candidaturas que disputam o segundo turno de nossa capital.
João Campos tem se posicionado de maneira clara e firme contra Bolsonaro, não flerta com propostas e políticas bolsonaristas, é quem reúne as melhores condições políticas de promover a aglutinação de amplasforças sociais para governar, requisitos fundamentais auma boa gestão no atual cenário. A Frente Popular de Pernambuco e do Recife tem sido a espinha dorsal da união do povo pelo progresso de nossa cidade, que impede o retorno das forças de direita ao governo da capital.
O PCdoB influenciou positivamente nessa trajetória. Agora, munido pela garra de sua militância, de seus vereadores eleitos Almir Fernando e Cida Pedrosa e da destemida chapa que recebeu 32.008 votos, convoca as lideranças populares, a juventude, as personalidades, os trabalhadores e trabalhadoras desta cidade a realizarem uma ampla mobilização para completar a vitória popular.
João Campos é a nova liderança dessa frente vitoriosa, é a renovação da política que tem dado certo para o nosso povo.
A unidade é a bandeira da Esperança! João Campos Prefeito!
A Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB.
Recife, 18 de novembro de 2020
Netho
19/11/2020 - 19h05
O apoio do lulo-petismo a Boulos, simplesmente elimina quaisquer resquícios de esperança ao PSOL. Lula é um ‘abraço de tamanduá’. O PT é um ‘abraço de afogado’. Da mesma forma, o anti-petismo e o peso negativado de Lula eliminarão a neta de Arraes no dia 29. O fato das milícias descarregarem seus votos, supostamente no lulo-petismo, não é de estranhar, porque um sociólogo Jairo Nicolau denominou o Messias da Cloroquina de “Lula da Direita”. Se levarmos em conta que Brizola definia o PT como sendo “A esquerda que a direita gosta”, então faz sentido que os devotos de suas santidades do pau oco acabem fazendo parte do mesmo balaio de gatos gordos.
jacson oliveira
19/11/2020 - 13h15
cadê o ibope do recife?
Redação
20/11/2020 - 13h22
Tá publicado em outro post.
José de Souza
19/11/2020 - 11h18
Que apelação…Todos sabem que o PCdoB está doido pra se descolar da hegemonia ao PT. Não foi À toa que Ciro se jogou de cabeça pra apoiar a Manuela em POA…Ademais, o PSB aparelhou todo o estado de PE e dá boquinha pra muita gente, inclusive alguns camaradas…O PSB è o partido a ser batido por todos os seus opositores. Daí o favoritismo da Marilia e a razão dos apoiadores inusitados.
Depois, se a MArília ganha, eles vão lá se oferecer para colaborar em nome da governabilidade…
Bernardo Antunes
18/11/2020 - 22h45
Agora você se superou cafezinho! Forças de esquerda com republicanos solidariedade avante????? Só podem achar que a esquerda é otaria. Nao é possível.
Alexandre Neres
18/11/2020 - 23h09
Complementando o Bernardo, ainda tem o PP, o PROS e o PSD para compor a neoesquerda. O choro é livre. Como diria a brizolista e lulista Beth Carvalho, “Chora, não vou ligar”…
O Demolidor
19/11/2020 - 18h38
A torcida pelo namorado da Batata do PDT se soma à torcida contra o PT em todas as capitais repetido durante todo o pós golpe…..esse é o maior Embaré da esquerda contra a quinta coluna….o PT apoiou o PSB pernambucano a vida toda……que nunca queria perder a hegemonia no estado…..lembrando que avisa o PT disso desde o golpe com votos do PSB…