Após o apurado das urnas confirmar a disputa entre Sarto Nogueira (PDT) que teve 35% dos votos válidos, e Capitão Wagner (PROS) com 33%, no 2° turno em Fortaleza, a candidata do PT, Luizianne Lins, que ficou com 17% dos votos, permanece em silêncio.
Até o momento, a petista só agradeceu aos seus apoiadores e eleitores pelo desempenho no pleito, sem declarar sua posição no 2° turno.
Nesta segunda-feira, 16, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), chamou a imprensa para declarar publicamente seu apoio a Sarto Nogueira (PDT) e convocou todos os partidos que não chegaram ao 2° turno para fazer parte da aliança contra a barbárie representada pelo candidato Capitão Wagner (PROS), líder do motim da Polícia Militar do Ceará que aconteceu em Fevereiro deste ano que deixou o rastro de 312 homicídios. O presidente Jair Bolsonaro já declarou que Wagner é seu candidato ofícial.
A declaração de Camilo foi feita após o bolsonarista atacar a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, em uma live no Instagram. O bolsonarista afirmou, sem provas, que Onélia comprou votos para o cunhado, Fernando Santana (PT), na campanha para Prefeitura de Barbalha em 2016.
Embora o governador tenha se pronunciado e esteja livre para trabalhar na campanha de Sarto, o PT sinalizou que o bolsonarista é o adversário prioritário, mas Luizianne ainda é incógnita. A cúpula Nacional do partido se reuniu nesta segunda-feira, 16, com a presença do ex-presidente Lula para fazer um balanço do desempenho do PT nas eleições de 2020 e bater o martelo sobre a posição da legenda nas capitais.
No caso de Fortaleza, interlocutores do partido afirmam que para conseguir o apoio dos petistas, o PDT teria que fazer um gesto público e político reconhecendo a importância política de Luizianne na capital cearense.
Nesta terça-feira, 17, o PSOL deve tomar uma posição. Porém, o ex-candidato da legenda, Renato Roseno, adiantou que o objetivo do PSOL é derrotar o “bolsonarismo” e que o possível apoio ao pedetista não será uma aliança programática.
“Vamos fazer oposição”.
Já nesta segunda-feira, 16, o PC do B lançou um comunicado oficial em apoio a candidatura de Sarto Nogueira em Fortaleza.
Leia a nota na íntegra.
Realizadas num quadro de grave crise econômica e sanitária, condicionadas pelo desgaste e dispersão das forças de esquerda, as eleições municipais, em seu primeiro turno, confirmaram, com o seu resultado, as avaliações que vínhamos anunciando: grande derrota de Bolsonaro, vitória maior dos candidatos de centro e da direita não fascista, e presença ainda secundária da esquerda nos maiores centro populacionais.
Quanto ao PCdoB, pressionado pelo fim das coligações proporcionais e pela cláusula de barreira, definiu em sua tática eleitoral o lançamento de lideranças na disputa majoritária em grandes cidades, o que deverá ser avaliado logo após o segundo turno.
Aqui no Ceará, elegemos prefeitos em Ipu e São Luís do Curu, duas das cinco cidades em que disputávamos com maiores chances. Conquistamos ainda 42 mandatos de vereadores, dentro do esperado. Nossas grandes derrotas foram as perdas das cadeiras no legislativo de Fortaleza e Maracanaú.
O resultado precisa ser avaliado com critério pelos comitês municipais e pela direção estadual, sem análises simplistas ou derrotistas que, além de não apreenderem a rica experiência de todo o processo, levam ao desânimo e ao imobilismo político.
A eleição, por outro lado, ainda não terminou. Resta o segundo turno em Fortaleza e Caucaia. Nas duas cidades um quadro similar, uma disputa entre candidaturas do campo democrático, José Sarto e Naumi Amorim, contra os candidatos bolsonaristas, capitão Wagner e Vitor Valim.
Assim, ao tempo em que agradecemos aos candidatos, militantes e amigos que se empenharam com muita determinação nesta batalha do primeiro turno, conclamamos a todos a não se dispersarem e cerrarem fileiras para derrotarmos Bolsonaro e seus candidatos nas duas maiores cidades do Ceará.
– Todo apoio a Sarto em Fortaleza e Naumi em Caucaia!
– Em defesa do Brasil, dos direitos do povo e da democracia!
– Fora Bolsonaro!
Fortaleza, 16 de novembro de 2020
Executiva Estadual do PCdoB-CE
Atualização 11h52
Na manhã desta terça-feira, 17, o presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, vereador reeleito Guilherme Sampaio, convocou os filiados para oficializar o apoio do partido a candidatura de Sarto Nogueira (PDT). No entanto, apoio de Luizianne ainda é incerto.
Claudinei Braz de Moraes
18/11/2020 - 01h12
Na verdade, Camilo já apoiava Sarto no 1° turno, todos sabem disso. Pelo que fizeram com Luizianne, com as vistas grossas da direção nacional, ela não tem que ser cobrada de nada. Tem é que ser respeitada.
Batista
17/11/2020 - 13h33
Uai, se é natural Camilo, governador do PT, ficar em silêncio no primeiro turno em que a candidata do PT concorria e era desancada pela campanha do candidato narcirista, então qual o problema em permanecer em silêncio no segundo turno, no qual não concorre e o governador do PT já mergulhou de cabeça e o partido declara-se desde sempre contrário ao candidato de Bolsonaro?
Pior se tivesse se mandado pra Paris, né?
Akan
17/11/2020 - 12h59
Liga pro França e pede pra ele combinar com Luiziane
William
18/11/2020 - 15h36
o França é do PSB, não é obrigado a apoiar alguém por causa do PDT
NeoTupi
17/11/2020 - 12h45
Se Luiziane não está atrás de cargos no governo Sarto, quem tem que procurar ela é Sarto se quer seu apoio. Ela está em Fortaleza, não viajou para negar apoio.
Ironia: Ué, mas o PDT não falava que o antipetismo derrota candidatos?
Alan C
17/11/2020 - 11h43
Essa é discípula da barbie maluca do PR, uma das lulopetistas tóxicas que irão sumir após essa eleição.