A primeira parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que Capitão Wagner (Pros) com 35,03% dos votos válidos. De acordo com os votos apurados até 17h35, José Sarto (PDT) está indo para o segundo com 34,42% dos votos.
A petista Luizianne Lins (PT) tem 17,59%, Heitor Férrer (Solidariedade) 4,84%, Célio Studart (PV) 3,37% e Renato Roseno (PSOL) 2,81%.
Até o momento, 2,3% das urnas foram apuradas.
(Com O Otimista)
Alexandre Neres
15/11/2020 - 19h15
A esquerda cearense não vai empinar o nariz e rumar para Paris. A esquerda teve generosidade quando o clã Ferreira Gomes se mostrou preocupado com a candidatura trabalhista e recorreu a Lula. A esquerda cearense vai de Sarto, mesmo que ele tenha espalhado fake news e tenha tido o programa suspenso pela Justiça Eleitoral.
José de Souza
15/11/2020 - 18h18
primeiros resultados já dá uns sinais vindos do eleitorado:
– o radicalismo bolsonarista, o neofascismo raiz, perdeu fôlego e mostrou sua real dimensão (menos de 10%), ainda que Bozo mantenha uma boa fatia do eleitorado;
– há uma ânsia por candidaturas progressistas renovadas, pouco explorada nessa eleição;
– pintar conservadores de vermelho, como Ciro fez com Martha Rocha e França, foi um fracasso retumbante. O eleitor de esquerda pragmático é capaz de votar num liberal assumido (no RJ vai votar no Paes), mas não em um que se vende pelo que não é. A fraude ideológica é muito evidente;
– o neopentecostalismo ainda tem uma força considerável;
Pra 2020 o caminho é construir uma alternativa de esquerda real (não travestida de esquerda) pra fazer frente à terceira via que a Casagrande está construindo. Ciro Gomes, pra ter chances, tem que convencer o pessoal da Casagrande de que ele é melhor cabeça de chapa que o Luciano Hulk. Aposto nessa movimentação dele pós-eleição. Vai ter que se contentar com os palanques de Recife e Fortaleza. Nesse ultimo caso, contando que os petistas não o imitem e viajem pra Paris.