Nas vésperas da eleição municipal no Rio e com a iminente derrota do atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), o presidente Jair Bolsonaro cogita apoiar a candidatura de Eduardo Paes (DEM) no eventual 2° turno.
Atualmente, Bolsonaro está apoiando a campanha de reeleição de Crivella, mas a rejeição do ex-bispo da Igreja Universal continua subindo. Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, Crivella viu sua rejeição subir cinco pontos, passando de 57% para o exorbitante índice de 62%.
Outro fator que preocupa Bolsonaro é o crescimento da candidata Martha Rocha (PDT) que está empatada tecnicamente com Crivella e têm chances de ir ao segundo turno contra Eduardo Paes (DEM).
“O Bolsonaro sabe que as chances de Eduardo Paes e do DEM, de Rodrigo Maia, apoiarem o Doria, em 2022, são grandes. Mas o presidente não quer deixar o Ciro Gomes criar asas no Rio, berço eleitoral da família dele. A conversa com Crivella, naquele café da manhã, foi neste sentido”, disse um interlocutor de Bolsonaro a Veja.
Bolsonaro e Crivella se reuniram para um café da manhã no dia 28 de Outubro para falar sobre a situação eleitoral do prefeito e o presidente deixou claro que se Crivella não for para o segundo turno, o apoio do Planalto será a Eduardo Paes.