Nesta terça-feira, 10, o candidato a prefeito de São Paulo pelo Republicanos, Celso Russomano, conseguiu uma decisão liminar que censura o último levantamento realizado pelo Datafolha. O juiz da primeira zona eleitoral da capital paulista, Marco Antonio Martin Vargas, acatou o pedido da chapa de Russomano alegando que “ao que parece a pesquisa eleitoral ora impugnada está em desacordo com a legislação e a jurisprudência eleitoral”.
Para justificar a decisão, Vargas apontou a ausência de ponderação dos eleitores em relação ao nível econômico, fusão de estratos de forma irregular e supostas simulações de segundo turno sem a ausência do prefeito Bruno Covas (PSDB).
O diretor do Datafolha, Alessandro Janoni, demonstrou preocupação com a decisão e afirmou que o Instituto vai recorrer.
“Causa espanto e é preocupante um pedido de impugnação da divulgação justamente agora quando o candidato que solicita a censura apresenta queda nas intenções de voto. É um ataque ao direito do eleitor de se informar, uma ação antidemocrática”, disse a Folha.
Em queda livre nas pesquisas, Celso Russomano é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e aparece com 16% das intenções de voto. Além disso, o jornalista também viu seu índice de rejeição explodir para 47%.
Justiceiro
11/11/2020 - 00h25
O palhaço bozo vai eleger ZERO prefeitos para surpresa de ZERO pessoas.
Tony
10/11/2020 - 18h57
Censura é o que fizeram com a Najila Greenwald na reportagem sobre Bidet e o que fàz o STF com o inquerito intimidatorio do Fim do Mundo.
Quando hà uma sentencia judicial onde cabem recursos nao existe censura alguma.
Dito isso esse Russomano continua sendo o cretino de sempre.
Justiceiro
10/11/2020 - 14h07
Candidato bolsonarista desesperado.
O antibolsonarismo fazendo suas vítimas.