A confirmação da vitória do Democrata Joe Biden nas eleições americanas animou figuras conhecidas no Brasil, que almejam chegar a disputa presidencial em 2022.
É o caso do apresentador da TV Globo, Luciano Huck. De acordo com reportagem da Folha, o global já abriu diálogo com o ex-ministro da Justiça do Governo Bolsonaro, Sérgio Moro, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A tríade busca consolidar uma chapa da “racionalidade” ou de “centro”, ou como queiram chamar, uma terceira via.
As movimentações iniciaram em Janeiro deste ano, no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), entre Doria e Huck. Já na primeira quinzena de Setembro, o tucano recebeu em sua residência Moro e sua esposa, Rosângela. Em ambas as situações, foi debatido a conjuntura política e uma “união de centro”. Segundo a Folha, o grupo quer oferecer uma alternativa ao bolsonarismo, à direita, e a Lula (ou outro nome petista) e Ciro Gomes (PDT), à esquerda.
“(…) Hoje, o político deste campo mais citado em conversas não é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de resto ainda inelegível, mas sim Ciro Gomes (PDT)”, diz a reportagem.
O apresentador da Globo têm trânsito com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já declarou simpatia a candidatura de Huck, e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que também poderá influenciar o PSDB a alavancar uma chapa com o global. Além da ala política, Huck aparentemente começa a contar também tem o apoio mais decisivo do grupo Globo.