Investindo pesado na Educação Básica desde 2005, Ceará alcança melhor índice de alfabetização do Brasil, diz MEC

Nesta quarta-feira, 4, o Ministério da Educação (MEC) juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019.

De acordo com o levantamento que compara o desempenho dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, de todos os estados do Brasil, os cearenses registraram os melhores índices, conquistando o primeiro lugar em alfabetização no Brasil.

Em Língua Portuguesa a média dos alunos do Ceará foi de 765,50 e em Matemática, 769,32. Em todo o Brasil, a média foi de 750.

Foto: Reprodução / Secretaria de Educação de Sobral

Além disso, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), o estado também registrou o melhor desempenho histórico na alfabetização. Ou seja, todos os 184 municípios alcançaram a meta de alfabetização dos alunos ao final do 2º ano do ensino fundamental.

Em números, cerca de 92,7% das crianças estão alfabetizadas ao término do período de alfabetização, isso representa um crescimento de 52,8%.

Desde 2005, o estado do Ceará investe pesadamente em Educação Básica e de lá para cá, o estado tem sido destaque no Brasil.

Nesta quarta-feira, 5, o governador Camilo Santana (PT) comemorou o resultado positivo alcançado pelos alunos cearenses.

Já o ex-governador do estado e atual vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, também exaltou o resultado e aproveitou a ocasião para alfinetar o presidente Jair Bolsonaro.

Imagem: Reprodução / Facebook
Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.