Ciro pede voto contra projeto de autonomia do Banco Central

O vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, publicou vídeo com fortes ataques ao projeto de autonomia do Banco Central, que será votado hoje no Senado.

Segundo o projeto, o presidente e os diretores do Banco Central não poderão ser indicados no primeiro dia do novo governo. Somente no terceiro ano de gestão, o presidente da república poderia indicá-los.

A medida visa desvincular a gestão do BC da política partidária, mas representa um golpe contra a soberania popular, que reduz o seu poder de influência sobre decisões centrais da economia.

Entretanto, o projeto não deve ser confundido com o de independência do Banco Central, visto que o presidente da república, mesmo com uma presidência e uma diretoria não indicadas por dele, ainda teria, em tese, o poder de sinalizar as taxas de juros, a inflação e o câmbio almejados.

Na prática, porém, a burocracia do Banco Central, que já tem enorme autonomia – e, em muitos casos, indiferença – em relação aos rumos da economia real, se torna ainda mais distante, independente e isolada da soberania popular, tornando-se quase um governo paralelo.

No Senado, Cid Gomes, irmão de Ciro, pediu que os senadores não votem um projeto de tal importância sem antes fazer um amplo debate com a sociedade.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.