Por Gabriel Barbosa
Assim como o PDT lançou a ex-chefe da Polícia Cívil, Martha Rocha, para Prefeitura do Rio, o Partido dos Trabalhadores (PT) também seguiu a tendência e lançou a candidatura de Adriana Accorsi para o comando de Goiânia.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidatos com patente subiu 21% em relação as eleições de 2016.
Com semelhanças a Martha Rocha no Rio, Accorsi é deputado estadual e Delegada da Polícia Civil de Goiás, mas tem centrado suas propostas na área de Segurança Pública e na melhoria do Transporte Público na capital goiana com o slogan “Chama a Delegada”.
De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Ibope, a petista aparece em terceiro lugar com 11% das intenções de voto, atrás de Valderlan Cardoso (PSD) com 27% e o líder Maguito Vilela (MDB) com 28%. Devido a contaminação pela Covid-19, Maguito está internado em São Paulo e teve que interromper sua campanha.
Ainda de acordo com o levantamento, Delegada Accorsi manteve-se estável em relação a primeira pesquisa com 11% das intenções de voto. Já Vanderlan Cardoso cresceu seis pontos e agora está com 27% e Maguito Vilela saltou oito pontos e continua liderando com 28%.
Já nos votos válidos, ou seja, quando o Ibope exclui os brancos e nulos, a petista caiu um ponto, registrando 13% das intenções de voto, mas ainda garantindo o seu lugar de terceira via em Goiânia.
Apesar da consolidação no terceiro lugar, a candidatura da Delegada é a segunda mais rejeitada entre os goianos com 18%, ficando atrás de Major Araújo (PSL) que lidera com 24% de rejeição.
Segundo turno
O Ibope também levantou cenários de segundo turno entre os três principais candidatos e os resultados foram:
Delegada Adriana Accorsi – 35% X 48% – Maguito Vilela (Branco e Nulo, 13% e Não sabe, 4%)
Delegada Adriana Accorsi – 35% X 47% – Vanderlan Cardoso (Branco e Nulo, 14% e Não sabe, 4%)
Maguito Vilela – 42% X 42% – Vanderlan Cardoso (Branco e Nulo, 11% e Não sabe, 4%)
A pesquisa ouviu 602 eleitores de Goiânia entre os dias 19 e 21 de Outubro com margem de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Renato
03/11/2020 - 13h36
Essa delegada deve ser do tipo antifascista, característica comum aos policiais de esquerda, aquela que não prende ninguém .
Francisco
03/11/2020 - 00h56
Só tem um pequeno detalhe não informado, na insinuação feita do PT seguir certa tendência estranha ao mesmo, o pai da delegada Accorsi, deputada estadual pelo PT, foi um dos fundadores do PT.
Gedeon
02/11/2020 - 18h13
O PT candidatando delegadas, majoras….cavalos de troia?