Pesquisa divulgada pelo Ibope nesta sexta-feira, 30, mostra a competitividade dos candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB) para a Prefeitura de São Paulo. A pesquisa levantou as intenções de voto por sexo, idade, religião e renda.
Sexo
De acordo com o Ibope, tanto Boulos quanto França disputam de forma acirrada o voto do eleitorado masculino. Na pesquisa, ambos aparecem com 12% das menções.
Nesse segmento, o candidato Márcio França apresentou um crescimento de 4% em relação a pesquisa anterior publicada em 4 de Outubro. Já Boulos, cresceu apenas 1% no período analisado.
Entre o eleitorado feminino, Guilherme Boulos foi mencionado por 14% das entrevistadas enquanto França teve 10% das intenções de voto.
Entre as mulheres, Boulos teve um crescimento de seis pontos desde a primeira pesquisa. Enquanto isso, França avançou quatro pontos.
Boulos abre vantagem entre os jovens
Entre o eleitorado jovem, Guilherme Boulos abre vantagem de sete pontos em relação a Márcio França. Enquanto o psolista aparece com 18% das intenções de voto, o socialista foi mencionado por 11% dos jovens.
Em relação a primeira pesquisa, Boulos obteve um crescimento de 7 pontos e França, 4 pontos.
Eleitores de 35 a 44 anos preferem França
Segundo o levantamento, o candidato Márcio França teve 13% das intenções de voto desse eleitorado, apresentando uma vantagem de dois pontos em relação a Boulos.
França cresce entre os mais velhos
Enquanto Boulos abre vantagem entre o eleitorado jovem, França têm uma vantagem elástica de cinco pontos entre os eleitores de 45 a 54 anos.
De acordo com o Ibope, enquanto França cresceu oito pontos desde a primeira pesquisa divulgada em 4 de Outubro, Boulos cresceu apenas três pontos.
Boulos e França disputam o eleitorado católico
A disputa de voto entre Boulos e França se intensifica entre o eleitorado católico. A vantagem de França para Boulos é de apenas 1 ponto entre o eleitorado católico com 10% e 9%, respectivamente.
França cresce 10 pontos entre os evangélicos
Já entre os evangélicos, a vantagem de França foi de dez pontos enquanto Boulos praticamente estagnou nesse eleitorado.
De acordo com o Ibope, o socialista ascendeu de 5% para 15% das intenções de voto desde a primeira pesquisa divulgada em 4 de Outubro.
Boulos cresce oito pontos na classe média
A ascendência mais expressiva de Boulos foi na classe média, ou seja, no eleitorado que recebe mais de cinco salários mínimos.
Segundo o levantamento, o psolista cresceu oito pontos, passando de 14% registrado em 4 de Outubro, para 22% das intenções de voto. Já Márcio França registrou apenas 11%.
O Ibope ouviu 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 28 a 30 de Outubro, com margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.