Eu deixo a informação no título porque é isso que muita gente lê, e porque, evidentemente, é uma informação importante.
A Badra Comunicação produz vídeos para o diretório estadual do PSB, incluindo vídeos para a campanha de Marcio França.
A pesquisa é registrada no TSE, e traz dados bastante completos, mas tem esse “defeito” de nascença, por isso, prefiro não me alongar em análises mais profundas sobre ela. Esperemos outras pesquisas, e, sobretudo, o resultado das urnas.
A empresa não esconde a relação com o PSB-SP. O vídeo promocional da campanha de Marcio França está no canal do Youtube do instituto. E a chamadinha não deixa dúvida: cliente PSB-SP.
A empresa também apresenta, entre seus clientes, o governo do Estado de São Paulo.
O que podemos afirmar, rapidamente, é que os números são bons para Marcio França e ruins para Guilherme Boulos, o que seria uma diferença importante em relação às últimas pesquisas publicadas. E, logo, motivo de desconfiança.
É a terceira pesquisa em São Paulo este ano. A primeira foi feita em janeiro, e a segunda, em julho. A pesquisa de julho, estranhamente, não traz o nome de Russomano.
Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje, o segundo turno seria entre Covas e Russomano.
Num eventual segundo turno com Bruno Covas, tanto Boulos como França seriam derrotados, segundo essa pesquisa.
O relatório completo se encontra aqui.
Eugênio Viana
02/07/2021 - 17h44
A Brada está fazendo uma pesquisa de opinião pública em Santo André – SP. Começa abordando sobre o prefeito de Santo André, depois pergunta sua opinião sobre o presidente Bolsonaro. Até aí tudo bem, mas no aparelho da moça a pergunta era: Qual a sua opinião sobre o governo estadual e federal. (???) Duas perguntas para uma resposta só. Pesquisa tendenciosa e criminosa. Acionei o Vice-Prefeito o qual informou que em Santo André ninguém solicitou nenhuma pesquisa. A policia foi acionada pelo mesmo para averiguação. (Operadora Divanilda + uma outra)
Francisco*
23/10/2020 - 15h40
A propósito da pesquisa Badra, espertamente divulgada com ‘atestado de lisura’, por informar na chamada tratar-se de empresa prestadora de serviços ao PSB de Márcio França, além de pontuais registros de desconfiança no texto, interessante rever-se o comentário e a resposta do jornalista do Cafezinho, que seguem, bem como atentar-se aos resultados de pesquisas relacionadas, ao final.
Alexandre Neres
30 de setembro de 2020 às 00h58
(…) Estou desde ontem sendo censurado pelo Gabriel Barbosa neste blogue, em duas matérias com o Camilo Santana. O meu ponto é que aqui se divulga pesquisa eleitoral o tempo inteiro ou trata de eleições municipais, muitas vezes de cidades desimportantes sobretudo quando é capaz de manchar a reputação do PT. Pois bem, ontem li um artigo do Aldo Fornazieri no blogue do Nassif, eis que vejo por lá que a Luizianne Lins está em segundo lugar nas eleições de Fortaleza. Fiquei estupefacto por tal fato não ter sido divulgado neste blogue, que é o que mais aborda este tipo de assunto. Por que o Gabriel Barbosa que mais trata do tema não trouxe essa informação? A mando de quem? Santo de casa não faz milagre?…
Responder
Gabriel Barbosa [jornalista do Cafezinho]
30 de setembro de 2020 às 07h52
Prezado Alexandre, faço questão de lhe responder para esclarecer os fatos. A pesquisa citada por vossa excelência foi feita pela Zytech sob a encomenda do Partido dos Trabalhadores (PT) no valor de R$42 mil. O PT têm todo direito, assim como os outros partidos, de encomendar pesquisa. Porém, publicar isso como se fosse pesquisa convencional já é uma outra história, eu recebi o release desse levantamento. Geralmente, portais e jornais sérios não divulgam pesquisas encomendadas por partidos, você e eu sabemos o motivo. Se eu publico uma pesquisa do PT, no dia seguinte os outros partidos e os próprios leitores vão me cobrar que eu publique pesquisa do partido favorito.
(…) Um forte abraço!
E o mais interessante, nos resultados das pesquisas sobre suspeita, contrastados com os de pesquisas consideradas insuspeitas:
Na pesquisa do Instituto Zaytec para Fortaleza, encomendada pelo PT, realizada de 19 a 23/09/20 e divulgada em 25/09/20: Capitão Wagner (Pros) com 35,1%, Luizianne (PT) 23,2%, Ferrer (SD) 7,1% e Sarto (PDT) 5,1%.
Na pesquisa Datafolha para Fortaleza, divulgada quase um mês depois da Zaytec, em 17/10/20: Capitão Wagner com 33%, Luizianne 24%, Sarto 15% e Ferrer 5%.
Na pesquisa do Instituto Badra para São Paulo, encomendada pela própria Badra Comunicação, que presta serviços à campanha do PSB, realizada em 20 e 21 /10/20 e divulgada em 22/10/20: Covas com 27,5%, Russomano 17,5%, França 11,8, Boulos 6,8% e Tatto 6,6%.
Na pesquisa Datafolha para São Paulo, divulgada no mesmo dia da Badra, em 22/10/20: Covas 23%, Russomano 20%, Boulos 14%, França 10% e Tatto 4%.
Coisas do Brazil!
Justiceiro
23/10/2020 - 10h25
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E o Vox Populi. a Sabujice do Marcos Coimbra para com Lula dá náuseas.
E quase todo dia o Coimbra está na TV 247 puxando o saco do PT e do Lula.
Ah, foi o Vox, vocês lembram, que disse às vésperas do segundo turno em 2018, que estava 50 X 50 entre Bolsonro e o kit gay.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O Demolidor
23/10/2020 - 22h38
Pode ter passado desapercebido….(ou so leu a manchete)….mas a matéria fala do Badra….não do Vox…
Miramar
22/10/2020 - 17h24
Apesar de ser eleitor do Márcio França, louvo o esforço de vocês em prol da imparcialidade.
O Demolidor
23/10/2020 - 22h34
Parece sarcasmo ou ironia….
Alexandre Neres
22/10/2020 - 17h11
O gigante acordou. Dá-lhe BolsoFrança. Agora vai… É uma pena que o ramo do jornalismo tenha perdido tanto terreno para o do entretenimento. Santa desfaçatez!