Nesta quarta-feira, 21, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a vacina chinesa contra o coronavírus “não será comprada”.
O anúncio de Bolsonaro desautoriza e humilha o ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, que comunicou publicamente a intenção de comprar 46 milhões de unidades da vacina Coronavac da farmacêutica chinesa Sinovac e que será produzida pelo Instituto Butantã (SP).
A decisão do presidente também é uma forma de retaliação política ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que vem liderando a parceria da farmacêutica com o Instituto e afirmou recentemente que a vacina seria obrigatória no estado de São Paulo.
Além do desgaste político, Bolsonaro também aprofunda a crise diplomática com a China que vem desenvolvendo a vacina com testes que comprovam a eficácia.
Nas redes sociais, uma apoiadora de Bolsonaro pediu a exoneração “urgente” de Eduardo Pazuello por suposto favorecimento a João Doria (PSDB) para as eleições presidenciais de 2022.
Já um outro apoiador de afirmou que Pazuello “traiu” o presidente. Bolsonaro respondeu.
Após o anúncio de Bolsonaro, o líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE), afirmou que o presidente comete mais um crime contra a população.
Já o governador Flávio Dino (PCdoB), também se posicionou e disse que os governadores devem recorrer ao Congresso e ao Poder Judiciário.
Golden Shower
21/10/2020 - 18h23
Bolsominions, não tomem!!! rs
Harildo
21/10/2020 - 11h47
Por isso q eu digo q qto MENOS governo melhor. De qualquer tipo.
Ronei
21/10/2020 - 11h00
O que eu nao entendo é porque essas coisas nao sao combinadas antés com o Ministerio da Saude…alguém explica ?
Efrem Ventura
21/10/2020 - 10h59
– A vacina chinesa de João Dória:
– Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA.
– O povo brasileiro NÃO SERÁ COBAIA DE NINGUÉM.
– Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem.
– Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina.
(Jair Messias Bolsonaro).
O dia que a vacina serà comprovada poderà ser adquirida como qualquer outra, por enquanto a de Oxford e a da OMS foram escolhidas pelo Governo.
A do Doria é uma clara jogada eleitoreira e uma brincadeira com a saude das pessoas…nenhum pais do Mundo fala em vacina tanto quanto esse imbécil que jà se lançou-se a declarar que em janeiro terà a vacina da China para SP e que serà obrigatoria para todos. O outro cretino do Partido Novo pegou carona.
A China fez o possivél para espalhar o virus mundo a fora com a a juda ada OMS e agora irà disponibilizar a vacina para o mundo…cada um tire as proprias conclusoes sobre essa desgraça e a importancia da reeleiçào de Trump…
Jerson7
21/10/2020 - 16h10
Costumo ler vários jornais do Mundo todo todos os dias e a vacina do coronavirus não é nem sequer citada quando o assunto é o coronavirus …muito menos se jogam no ar datas da produção e disponibilização da mesma.
Por contra do outro lado do planeta temos o nosso Fantabrasil onde ao que tudo indica o estado de São Paulo será o primeiro lugar do Mundo a ter e produzir a vacina já a partir de dezembro….
Temos certeza que alguém não esteja fazendo uma brasileirada ?!?!