Nesta quarta-feira, 7, durante o lançamento da campanha Outubro Rosa, promovido pelo Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello, titular da pasta, afirmou que desconhecia a existência do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Eu não sabia nem o que era o SUS. Eu passei a minha vida sendo tratado em instituição pública do exército, vim conhecer o SUS a partir deste momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta que o Brasil nos brindou”
Na sequência de sua fala, Pazuello elogiou o SUS e afirmou que o sistema é uma referência no tratamento de doenças graves e auxílio integral às mulheres.
“O SUS garante essa assistência integral para os pacientes de câncer. Existem deficiências pontuais, mas se você olhar o todo, realmente é uma missão bem muito conduzida”,
Luiz
09/10/2020 - 12h49
O que me incomoda na declaração do ministro é a necessidade ideológica de usar um enfoque pessoal para se legitimar em políticas públicas. Não é mais necessário sopesar o que é público e é “privado”, a espontaneidade nas declarações nos dá legitimidade, ou pureza de ação, já que os propósitos podem se tornar inconfessáveis.