Nesta terça-feira, 6, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu uma queixa-crime contra a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) por uma postagem racista nas redes sociais.
Em setembro, Kicis publicou uma foto do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, com “blackface”.
Em nota, a parlamentar negou que a postagem foi racista.
“Não sou racista e quem me conhece sabe disso. Fiz uma crítica a 2 ex-ministros que traíram o Presidente Jair Bolsonaro e, em descrédito, fazem de tudo para retornar ao jogo político. Se ofendi alguém, peço desculpas”
Os autores da queixa-crime alegam que “com a postagem supramencionada, a ora noticiada praticou, induziu e incitou a discriminação e o preconceito de raça e cor, pois utilizou o recurso denominado ‘blackface’, que remete ao costume do século 19 de pintar atores brancos de preto, pois não era permitido aos negros atuar no teatro e no cinema, o que se constitui em racismo”
Até o momento, a ação ainda não foi distribuída a um ministro do STF. Depois de analisar as alegações, o relator pode dar seguimento ou arquivar o processo.
Justiceiro
08/10/2020 - 01h30
Um corno e uma biscate
Kleiton
07/10/2020 - 17h24
Essas histórias de ver racismo e homofobia em tudo já passou amplamente o limite da palhaçada…como de costume.
Camundongo
07/10/2020 - 16h49
é só um lixo, só dar a descarga
Paulo
06/10/2020 - 23h15
Não há racismo, claramente. Apenas uma brincadeira de mau gosto com o “blackface”, na tentativa de atingir dois desafetos do presidente nefasto que a cidadã adora, é óbvio, inadvertida e estupidamente…Porém, por outro lado, reprovo completamente a atitude do Magazine Luísa ao tentar estabelecer privilégios para negros que não encontram amparo na lei e na CF. É lamentável a herança nefasta da esquerda nessa questão. Temo que nunca mais seremos os mesmos. A herança do esquerdismo cultural foi lançada no Brasil. A fumaça de satanás está no ar…
Adevir
07/10/2020 - 22h16
Magazine Luiza é empresa privada e faz o q quer. Enqto empresa privada, ela pode fazer tudo o q a legislação não proíbe.
Já o setor público é obrigado a fazer apenas o q e da maneira q a lei autoriza.
Paulo
08/10/2020 - 23h20
Há de vir alguém que o oriente. Todos estão adstritos à lei…
Juvanir
09/10/2020 - 09h46
O Adevir está certo Paulo. Vc é q precisa se orientar melhor.