Na manhã desta terça-feira, 29, a Polícia Federal cumpriu 278 ordens de busca e 76 mandados de prisão pela operação S.O.S que busca desmontar um esquema de corrupção na contratação de organizações sociais junto a Secretaria Estadual de Saúde do Pará.
Os agentes cumpriram ordem de busca no gabinete do governador Helder Barbalho (MDB).
Na ação, foram presos o assessor do gabinete de Barbalho, Leonardo Maia Nascimento e os secretários Antônio de Pádua (Transportes) e Parsifal de Jesus Pontes (Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia).
De acordo com a TV Globo, a ação foi autorizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, e que a participação do governador paraense foi fundamental para a “empreitada criminosa”.
Já a Controladoria Geral da União (CGU) afirmou que quatro organizações sociais fecharam 12 contratos com o Governo do Pará entre agosto de 2019 e maio de 2020 no valor total de R$1,2 bilhão.
Até o momento, já foram pagos R$310 milhões.
Os documentos analisados pela CGU apontam o favorecimento para as OSS através de fraude e montagem processual usando datas retroativas e documentação imprópria.
A PF cumpre as ordens nas cidades paraenses de Belém, Capanema, Salinópolis, Peixe-Boi e Benevides. Além do Pará, os agentes também cumprem mandados Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo pela operação Raio-X.
chichano goncalvez
29/09/2020 - 11h06
Isso tudo quer dizer: que em meio a uma pandemia enorme, sem calculos de saber quando vai terminar, essa quadrilha se aproveita para ganhar dinheiro. Só um povo muito analfabeto politico e maldoso para votar em : PP, PMDB, PSDB, PSL, PTB, bem resumindo, partidos bons só o PCB, este é inigualavel, grande maioria do Psol, alguns da Rede, poucos do PT, e é só. o resto é farinha podre. Hasta quando compañeros ? ? ? ? ?
Edibar
29/09/2020 - 11h51
Teu raciocínio é o seguinte: o PCB é bom pq ele acaba com toda a riqueza e tudo o q há de valor, logo não há o que roubar. Jenial!!
No comunismo/socialismo seremos todos iguais… na miséria.