Nesta quinta-feira, 24, a Potencial Pesquisas em parceria com o portal ‘A Tarde’ divulgou a primeira pesquisa que mostra a liderança da chapa formada pelo vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), e Ana Paula Matos (PDT) para a Prefeitura de Salvador.
Com 35% das intenções de voto, a dupla lidera em dez regiões da capital baiana.
De acordo com o levantamento, os melhores índices eleitorais da chapa se concentram em Pau da Lima com 47%, Cabula, Valéria e Tancredo Neves com 41%, Subúrbio/Ilhas, Brotas e Centro com 40%.
Nas regiões da Barra/Pituba e Cidade Baixa, Reis e Matos tiveram índices de 28% e 27%, respectivamente. Nas regiões da Barra e Pituba, Olívia Santana (PCdoB) ficou com 18%.
Já na Cidade Baixa e na região de Itapuã/Ipitanga, a candidata Major Denice (PT) teve seus melhores índices, com 11% e 15%, respectivamente.
Sargento Isidório (Avante) obteve o maior desempenho na região de Cajazeiras com 17%, Liberdade e São Caetano, com 16%.
Renda
Nesse quesito, a chapa DEM-PDT apresenta seu melhor desempenho entre os eleitores que recebem entre dois e cinco salários mínimos, com 41% das intenções de voto. Logo atrás, Olívia Santana (PCdoB) com 10%, Sargento Isidório (Avante) e Major Denice (PT) empatados com 8%.
Entre os que recebem até dois salários mínimos, Reis e Matos ficaram com 33% das intenções de voto. Em seguida, Isidório com 16%, Olivia com 8% e Denice com 3%.
Já 32% dos eleitores que recebem mais de cinco salários mínimos declararam voto em Bruno Reis, 13% em Olívia e 12% em Major Denice.
As candidaturas do Olívia (PCdoB) e Denice (PT) apresentam bons índices entre os eleitores com ensino superior, com 18% e 14%, respectivamente.
Porém, a chapa DEM-PDT lidera em todos as faixas com índices acima de 30%.
A coligação de Bruno Reis é formada por PDT, PSDB, PL, MDB, PTB, PSL, DC, PSC, Republicanos, Solidariedade, Cidadania, Patriota, PMN e PV.
(Com Rodrigo Aguiar)