O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta quinta-feira, 24, ao ‘Conversa Bial’ que alertou o presidente Jair Bolsonaro sobre as chances do Brasil alcançar 180 mil mortes pelo novo coronavírus.
“Eu nunca falei em público que eu trabalhava com 180 mil óbitos se nós não interviéssemos, mas para ele [Bolsonaro] eu mostrei, entreguei por escrito, para que ele pudesse saber da responsabilidade dos caminhos que ele fosse optar”
Ainda segundo Mandetta, o presidente adotou uma postura negacionista e que a doença era uma “arma biológica da China para levar a esquerda ao poder”.
Na entrevista, Bial perguntou sobre a reação do então ministro sobre a “sandice” de Bolsonaro.
“Tem coisas que você não rebate. Você olha e fala: ‘Até que se prove isso, vamos tratar dos fatos, vamos tratar da vida como ela é, vamos enfrentar o problema e depois a gente vê as teorias conspiratórias que são muito comuns’. A gente não deve embarcar nessas teorias”
A revelação de Mandetta foi comentada pelo deputado federal e presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire.
No Twitter, o parlamentar afirma que o presidente “não prima pelo equilíbrio mental”.
Edmilson
27/09/2020 - 18h09
Eu não apoio Mandetta em nada. Mas, mesmo em benefício político próprio, ele tentou fazer alguma coisa. Já o miliciano aloprado fez o quê? Brigou com médicos, governadores, prefeitos. Espalhou fake news, teorias da conspiração, fez lobby de uma porcaria que nunca se mostrou eficiente contra o COVID. Bolsonaro é um doente e isso não é teoria da conspiração…
Belem
26/09/2020 - 12h16
Mandetta é sò mais um cretino que procura visibilidade usando o nome de Bolsonaro, tipo Ciro Gomes.
Ronei Silveira
26/09/2020 - 12h15
Trump hoje é insipensavél para o Mundo…caso o Biden ganhe as eleiçoes a China faz espetinhos dele.
Jerson7
26/09/2020 - 12h14
Uma ditadura das dimensoese e agressividade como a chinesa sao um perigo para o Mundo.
A OMS é uma organizaçào inutil e ridicula (como a ONU da qual fàz parte) a serviço dos interesses da China na Africa…e ultimamente no Mundo.
Trump deve absolutamente ganhar as eleiçoes.
Gilmar Tranquilão
25/09/2020 - 18h16
Não tem como ser mais animal que isso né kkkkkkkkkkkk
Paulo
25/09/2020 - 18h07
Aí eu vou num caminho intermediário: que tenha sido coisa de “arma biológica da China” eu não vou refutar inteiramente, não. Eu mesmo tenho sérias dúvidas sobre isso, e, até que saiba exatamente o que aconteceu, eu não descartaria que tenham agido – os chineses – para submeter o mundo a um teste de arma biológica, para avaliar não só a reação que teriam no Ocidente, em face de uma possível arma futura ainda mais letal, caso necessitem utilizá-la, em casos extremos, além de sua própria capacidade de reagir a ela, no que, aliás, demonstraram preocupante eficiência. Porém, independentemente dessa “teoria da conspiração”, Bolsonaro se omitiu e deu maus exemplos reiterados no combate à pandemia, que era uma realidade que ameaçava e ameaça aqueles concidadãos seus, por cuja vida e saúde deveria zelar, como mandatário máximo do país…
Germano
25/09/2020 - 16h53
Esse cretino usou o cargo para se promover politicamente…mais um que se lascou.
Arthur Fonzarelli
25/09/2020 - 16h52
Que a China entregou esse presente ao Mundo poucos duvidam.
Camarada
25/09/2020 - 16h46
Que o Marqueta fizesse o trabalho dele em cima de óbitos não é novidade nenhuma. Os brasileiros com o tempo perceberam isso claramente.