As eleições municipais deste ano têm sido marcada por embates entre as cúpulas nacionais do PT e PDT.
Visando as eleições presidenciais de 2022, Lula e Ciro Gomes movem suas peças nos municípios para chegarem competitivos e com ampla base na disputa nacional.
Porém, ambos os partidos estão fugindo do confronto entre as cúpulas e estão mantendo a tradição local de união em cerca de 30 cidades do Ceará.
As alianças são frutos da articulação do governador Camilo Santana (PT), deputado federal José Guimarães (PT) e do senador Cid Gomes (PDT), que pediu licença do cargo para focar nas eleições locais.
O confronto entre Ciro e Lula não serviu para desestabilizar a relação dos partidos que reforçaram seus laços políticos no interior do estado.
De acordo com reportagem do Diário do Nordeste, em 21 municípios do Ceará, PT e PDT compõem as chamadas dobradinhas. No restante, a dupla apoiará candidaturas de outros partidos.
As cidades em que os partidos estão unidos são: Alcântaras, Banabuiú, Barbalha, Caridade, Caririaçu, Cedro, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Itapipoca, Ibiapina, Iguatu, Hidrolândia, Independência, Itaiçaba, Ipaporanga, Juazeiro do Norte, Milagres, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Quixeré, Redenção, São Benedito, Sobral, Tururu, Umari e Varjota.