O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um frequente crítico do sistema de votos postais dos EUA, onde o eleitor é capaz de votar enviando por telegrama, vem sugerindo publicamente que eleitores registrem dois votos: um presencial e um à distância.
Ele sugeriu a eleitores da Carolina do Norte que votem duas vezes para “terem certeza de que contou”.
Em um aeroporto, Trump teria afirmado:
“Se receberem cédulas de votação que não pediram pelos correios, votem por elas e depois votem presencialmente — tenham certeza de que contou”.
A partir da tarde de quinta-feira (03), o Twitter alerta leitores de que os tweets de Trump sobre o assunto ferem as regras de integridade civil e eleitoral da plataforma.
O presidente respondeu, em entrevista, sobre sua confiança no sistema de votação remoto.
“Eles sairão e votarão, e eles terão que checar seu voto indo às urnas e votando assim, porque se seus votos forem detectados, não poderão fazer isso”, disse.
“Então, deixe-lhes enviar e deixe-lhes votar, e se seu sistema for tão bom quanto dizem ser, então obviamente seus votos não contarão. Se não forem detectados, poderão votar, e assim será”, concluiu.
O Facebook tomou postura semelhante quanto a avisar leitores que a publicação de Donald Trump e é nociva. Você pode ler o tweet abaixo: