O ex-presidente Lula têm analisado o cenário eleitoral na disputa em São Paulo e a viabilidade das candidaturas de Jilmar Tatto (PT) e Guilherme Boulos (PSOL).
Até o presente momento, Lula não se posicionou a respeito do seu apoio e segundo aliados, o sentimento é de incerteza sobre a força eleitoral do partido na capital paulista.
Nas pesquisas, o pré-candidato Jilmar Tatto não têm mostrado uma competitividade eleitoral que supere o de Guilherme Boulos (PSOL).
Desta forma, Lula se põe em um dilema, seguir com Tatto registrando baixa pontuação nas pesquisas ou mergulhar de vez no apoio a chapa psolista.
De acordo com interlocutores próximos a Lula, o líder petista prevê três desfechos:
Primeiro, Tatto chegando ao segundo turno, mesmo com baixíssima chance do PT vencer a disputa depois da derrota em primeiro turno de Fernando Haddad em 2016.
Segundo, Tatto não chegando ao segundo turno e carimbando o segundo resultado negativo do PT na maior cidade do país.
Terceiro, o PT se tornar uma sombra do PSOL através da baixa votação onde Tatto ficasse atrás de Boulos. Vale lembrar que no Rio de Janeiro, o PT já registra votação inferior ao PSOL.
Apesar dos cenários pessimistas, o núcleo do partido, incluindo Lula, acredita que pode mobilizar as bases do PT nos bairros periféricos de São Paulo e apostar na candidatura de Tatto.
Tadeu
31/08/2020 - 20h11
Todo o cálculo político do PT é no sentido de evitar a perda de poder político e eleitoral do cachaceiro e da sua tendência, hegemônica dentro do partido. Está começando a chegar a conta desse posicionamento: a ala intelectual / acadêmica do partido em SP debandou para a candidatura do Psol, e a tendência é ambas as candidaturas ficarem fora do 2o. turno.
Com a descoberta das falcatruas do PT, o partido se enveredou pela obsessão em desfazer os danos à imagem e ao potencial eleitoral do cachaceiro, achando que isso o levaria de volta ao poder. Em vez disso, pode ter acabado com esquerda no Brasil, e tudo que estamos vivenciando pode ser o mero desenrolar desse processo de extinção.
ANTONIO I A PRADO COOPSSOL BRASIL
02/09/2020 - 10h18
Tadeu primeiro os teus – Russo e Cova são a direita explicita e a direita envergonhada. Qual sua preocupação com o PT o maior partido do país disparado….Que fez pelo país o que não se fez em 500 anos. Qual a dificuldade de reconhecer isso? Ah sei é reconhecer que a esquerda é muito melhor que a direita para o país, para o planeta….É só comparar o indice de universitários antes e depois. A qualidade de vida antes e depois, as políticas inclusivas antes e depois. O desmatamento antes e depois. O controle das coisas publicas antes e depois…. Mas tem cego que não quer ver. Porque FHC tem apto em Paris e ninguém fala, depois de doar (3% do que valia) a Vale do Rio Doce e outros 44 crimes…Porque TEMER (que entregou de graça pra Shell o nosso petróleo) ainda esta solto. Porque Aécio, Alquimista, Serra e os Sarneys da vida vão morrer de velhos sem ver o sol quadrado? porque são da DIREITA. simples assim
JOHN JAHNES
31/08/2020 - 16h29
Sou eleitor do PT desde a primeira eleição que participou e agora entre Boulos do PSOL e Tatto do PT, sou BOULOS sem nenhuma dúvida, pois o TATTO não tem cacife nem para ser o 4º colocado. São Paulo não conhece o Tatto e o mundo inteiro conhece o Boulos.
Agora é BOULOS, com Lula ou sem Lula.
O Demolidor
02/09/2020 - 22h54
ERA…..eleitor do PT…