Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 14, mostra que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro deu um salto no mês de julho.
Segundo a pesquisa, o presidente alcançou uma aprovação de 37% e a rejeição caiu 10 pontos, de 44% para 34%. Já o número de pessoas que consideram o governo regular é de 27%.
Em comparação com junho, houve um aumento de cinco pontos na aprovação do presidente. Em junho, a porcentagem de eleitores que aprovavam a gestão de Bolsonaro era de 32%.
Ainda de acordo com a pesquisa, a melhora na avaliação do governo é alavancada pela expansão do auxílio emergencial para as famílias que perderam a renda devido a pandemia.
A postura de Bolsonaro também foi relevante para melhorar seus índices de popularidade. Nas últimas semanas, o presidente têm diminuído o tom com os outros poderes da República como o STF e a Câmara.
No levantamento, Bolsonaro conseguiu maior aprovação entre os homens (42%) de 35 a 44 anos, das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte (42%) e os empresários (58%).
Já sua rejeição se concentra entre as mulheres (39%), pretos (48%), escolarizados com ensino superior e quem ganha mais de 10 salários mínimos (47% em ambos os extratos sociais).
O Datafolha ouviu 2.065 eleitores de todas as regiões do país entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.