A força-tarefa de Operação Lava-Jato supostamente recebeu informações do Ministério Público Federal (MPF) sobre uma investigação que corria em sigilo contra o ex-presidente Lula.
De acordo com o Intercept, o fato aconteceu em 2016 antes de Lula ser obrigado a prestar depoimento. Os procuradores da Lava-Jato receberam as informações antes da formalização do pedido de compartilhamento dos dados.
A investigação sigilosa se tratava de um Procedimento Investigativo Criminal (PIC) que serviria para dar inicio a procedimentos preliminares sem que fosse necessário autorização da Justiça.
É esse tipo de procedimento que vêm gerando embates entre o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, e os procuradores da Lava-Jato em Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro.
Após decisão tomada no inicio de julho pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a força tarefa foi obrigada a compartilhar o banco de dados com a Procuradoria Geral da República (PGR).
Apesar de acatar a decisão da Suprema Corte, os procuradores afirmaram que o compartilhamento integral das PIC´s é desnecessário, sendo válida somente em casos pontuais.
Com isso, o ministro do STF, Edson Fachin, suspendeu a obrigatoriedade do compartilhamento.
Nilton Correia
16/08/2020 - 07h13
Crimes foram cometidos por uma facção justiceira e se mantém impune porque os poderosos que participaram desta farsa processual estão enraigadados na sociedade comandando o poder econômico e a poderosa imprensa a serviço do capital sem pátria e sem pudor.
Francisco*
10/08/2020 - 13h48
O que é isso, Redação?
Tá lá à terceira tábua lavrada, conforme a Bíblia em Êxodo e em Deuteronômio, o décimo primeiro mandamento, que não da margem a dúvida, por todo o sempre, conforme determinado pelo celestial JN e a sacra ‘Justiça’ lavajateira:
“Lula é ladrão e o PT é o partido mais corrupto da história do Mundo”
chichano goncalvez
10/08/2020 - 11h53
Mira Paisano amigo, tenemos que cambiar todo, como dizia a finada vovó: ” Arbol ruim da frutos malos “, nossos juizes ( exeção de dois (02) estão viciados, não é atoa que a desembargadora Calmon disse: ” Existem bandidos de toga “, nós cidadões bons e honestos , alem de pagadores de impostos, ao contrario dos ricos que só sonegam, estamos em um matto sem cachorro.
Mancini
10/08/2020 - 11h47
Depois vem o Sr..Bonner reclamar que o clima está ruim no twitter. Quem reverberou diariamente todos esses vazamentos. É sonso ou cínico?… https://refazenda2010.blogspot.com/