O presidente do MDB e autor da PEC 45 que trata da reforma tributária, deputado federal Baleia Rossi, descartou a possibilidade de recriação da CPMF, assim como se opõe a criação de um novo imposto.
Em entrevista ao Datena, o emedebista afirmou que o Brasil sempre discutiu reformas que não ajudam os trabalhadores e muito menos os empresários.
“Historicamente se discute a reforma tributaria desse jeito: aumentando a carga sem ajudar o empregado e o empreendedor. Todo governo sempre vem com um novo imposto e uma justificativa para ele.”
Apesar da crítica, Rossi acredita que ainda em 2020, as chances de uma reforma tributária ser aprovada no Congresso são altas.
“Temos todos os elementos para a aprovação de uma reforma que vai buscar nos dar justiça social, melhorar o nosso ambiente de negócios e dar condições para o Brasil reagir economicamente depois da pandemia.”
Baleia Rossi é o nome predileto do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para sucedê-lo no comando da Casa. Maia já se articula para viabilizar Rossi que tem um bom trânsito no parlamento, inclusive com a oposição.