Em transmissão virtual ao vivo, Jair Bolsonaro ironizou a vacina “daquele outro país”, sem mencionar a qual nação se referia.
A declaração foi dada em sua live semanal após o presidente comentar que muito se fala e pergunta sobre a nova vacina contra Covid-19.
“Pessoal, se fala muito na vacina da Covid-19. Nós entramos naquele consórcio lá de Oxford. Pelo que tudo indica, vai dar certo e 100 milhões de unidades chegarão para nós. Não é ‘daquele outro país’ não, tá ok, pessoal? É da Oxford, aí”, afirmou na transmissão ao vivo, que já tem mais de um milhão de visualizações.
O Brasil assinou no fim de junho um protocolo de intenção com a AstraZeneca para obter a vacina experimental desenvolvida em conjunto com Oxford pela empresa.
Sendo a vacina eficaz, 100 milhões de doses estarão à disposição da população brasileira, além da transferência de tecnologia ao Brasil.
Assista à fala do presidente:
Recentemente, o governo estadual de São Paulo, administrado por João Dória (PSDB), fechou acordo com a empresa chinesa SinoVac Biotech para testagem e produção de uma vacina.
A ironização do presidente provavelmente alvejava este esforço.