Por Gabriel Barbosa (Fortaleza-CE)
No vídeo que publicou nas redes sociais na noite da última segunda-feira (27), o líder pedetista Ciro Gomes começou seu pronunciamento afirmando que “tem amizades com praticamente todos os grupos e correntes políticas de Caucaia”. Pois bem, a política cearense respingou novidades logo no início da semana.
Para quem não sabe, Caucaia é a maior cidade da Região Metropolitana de Fortaleza e que atualmente está sob gestão de Naumi Amorim (PSD). A possível união entre PT e PDT no segundo maior colégio eleitoral do Ceará mostra que as divergências, a nível nacional, de duas importantes forças de oposição, podem ser contornadas se as circunstâncias assim o exigirem.
No vídeo, Ciro faz um pedido para que o eleitor caucaiense reserve atenção e olhe as propostas do deputado estadual e pré-candidato Elmano de Freitas (PT) e tece o seguinte comentário sobre o petista: “Amadureceu, tem experiência, tem as conexões, o apoio do governador Camilo Santana”. Com isso, Ciro sinaliza que Elmano tem forte articulação entre o seu grupo político e o Palácio da Abolição, sede do governo cearense.
A declaração do ex-governador foi um recado direto ao possível pré-candidato ligado ao bolsonarismo, o deputado estadual e apresentador de programa policial Vitor Valim (PROS). O parlamentar é conhecido no estado pelo seu alinhamento com Capitão Wagner (PROS), pré-candidato a Prefeitura de Fortaleza e apoiado pelas trincheiras bolsonaristas.
Provavelmente, a dobradinha entre Valim (Caucaia) e Wagner (Fortaleza) encontrará pelo caminho forte resistência dos setores trabalhistas e pró-Camilo na disputa pelos dois maiores territórios eleitorais do estado.
Sobre Elmano, natural de Baturité (CE), o apoio de Ciro comprova que o petista tem bom trânsito entre as alas do trabalhismo local, que se encontra sob fortes críticas do PT lulista, e o governador Camilo Santana, principal líder do PT no Ceará.
Momentos antes do pronunciamento do PDT em apoio a Elmano, a deputada federal e pré-candidata petista em Fortaleza, Luizianne Lins, rechaçou aliança com PDT e adjetivou Ciro Gomes como um “enlouquecido, com inveja profunda do espaço coletivo”, sem detalhar que espaços seriam esses.
Veja o currículo de Elmano de Freitas clicando aqui.