Na noite desta segunda-feira (27), a deputada federal e pré-candidata do PT em Fortaleza, Luizianne Lins, reforçou em live coletiva sua pré-candidatura ao Paço Municipal. Contudo, a parlamentar também disse que teve uma conversa com o governador Camilo Santana sobre a escolha do PT na capital.
“Nós conversamos com o nosso governador Camilo Santana. Coloquei de maneira muito clara que o Nelson (Martins) fosse o grande galvanizador do espectro de esquerda no Ceará e abriríamos o debate, mas o governador não me assegurou. Eu fiz todos os gestos, para que nós tivéssemos um candidato do PT à frente da composição da frente de esquerda. Infelizmente, até agora, não foi possível”, ressaltou.
Luizianne deixou claro que sua pré-candidatura não deverá ser um percalço para que o PT reveja sua escolha em prol de um nome que se torne mais viável. Segundo ela, o partido tirou todas as dúvidas internas e que está sintonizado. “Eu já coloquei, se o Nelson se viabilizar como candidato, o problema não será meu”, disse.
Sobre aliança com o PDT, a ex-prefeita rechaçou afirmando que isso é inviável e aproveitou a ocasião para alfinetar o ex-governador Ciro Gomes (PDT). “Nós temos o Ciro, um enlouquecido, com inveja profunda do espaço coletivo. Não tem nada a ver com nossa ideia de partido”, comentou. Para ela, Lula poderia ir a Fortaleza para reforçar o palanque de um candidato petista.
Poucas horas depois da live do PT em Fortaleza, Ciro Gomes publicou um vídeo em apoio ao pré-candidato Elmano de Freitas (PT) a Prefeitura de Caucaia, a maior cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. Ciro justificou o apoio afirmando que Elmano “amadureceu” e que está “qualificado para salvar Caucaia de uma aventura”. Além de Ciro, o petista também terá o apoio do governador Camilo Santana (PT).
Em 2012, Elmano foi indicado por Luizianne para ser o sucessor da gestão petista em Fortaleza, mas foi derrotado pelo então candidato do PSB, Roberto Cláudio, apoiado pelos Ferreira Gomes.