Eliot Engel, deputado pelo partido Democrata nos Estados Unidos e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, repreendeu, em nome da Comissão, uma publicação do deputado federal e filho do presidente Eduardo Bolsonaro.
Em seu Twitter, Eduardo Bolsonaro publicou uma mensagem que dizia “Trump 2020” e um vídeo a favor da campanha do candidato republicano.
Citando o tweet do deputado brasileiro, o Twitter oficial da Comissão afirmou que o comportamento de Eduardo em relação a eleições estrangeiras é “vergonhoso e inaceitável”.
“A família Bolsonaro deve ficar FORA das eleições dos Estados Unidos”, exigiu o tweet, assinado por Engel.
Em completa desarmonia com o que a boa prática internacional dita, Bolsonaro e sua família costumam emitir opiniões sobre os processos eleitorais de outros países, geralmente minando pontes com as forças que se opõem às que os Bolsonaros apoiam.
A atitude representa também uma ruptura com a própria tradição diplomática brasileira.
O Brasil sempre teve como um dos princípios orientadores de sua política externa o de não-intervenção em assuntos domésticos de outros países.
As opiniões da família Bolsonaro representam uma forma de interferência em nome do Brasil que tumultua e atrapalha futuras movimentações da nação diante do tabuleiro internacional.