Em live promovida pelo banco Credit Suisse nesta segunda-feira (06), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tem uma boa relação com o STF e que “o presidencialismo só pode ser de coalizão”.
“Para mim, presidencialismo de coalizão é pleonasmo. Se não houver coalizão, o presidente não governa”, afirmou o vice-presidente.
Ele afirmou que a movimentação do Planalto conquistará para o Governo uma base “mais consistente” que “irá facilitar a aprovação das reformas”.
Sobre a relação de Bolsonaro com o STF, Mourão afirmou que “Fux e o presidente se conhecem bem” e que considera que “o mesmo relacionamento que havia com Toffoli continuará a ocorrer”, tratando como uma a relação como “boa”, já que, segundo ele, “assessores de Bolsonaro ‘fazem ponte’ entre o Executivo e o Judiciário”.
Ele atribuiu a “radicais” os atos contra o Supremo Tribunal Federal e em defesa do fechamento do Congresso Nacional, além de afirmar que “há críticas no mundo jurídico” sobre a atuação de Alexandre de Moraes diante das investigações que apuram as manifestações contra as instituições.
O vice de Bolsonaro também explicou a nova postura mais “contida” do presidente: “a palavra do presidente tem que se reservar, é o comandante”.