Lava-Jato e a proximidade entre PF, procuradores e FBI

Foto: Bruno Fonseca / Agência Pública

Trocas de mensagens reveladas pela Vaza-Jato e a linha do tempo da investigação trazem robustos e repetidos indícios de associação entre o FBI, os procuradores da Lava-Jato e a PF.

Segundo relatado pela Agência Pública, agentes do FBI, como Leslie Rodrigues Backschies, mantinham relação de proximidade com procuradores, como Deltan Dallagnol, inclusive posando para fotos em apoio às “10 medidas contra corrupção”.

Hoje, Backschies comanda a Unidade de Corrupção Internacional do FBI, com um escritório aberto em março de 2019 em Miami apenas para investigar casos de corrupção na América do Sul, o Miami International Corruption Squad.

Reprodução de conversa entre Deltan Dallagnol, chefe da Força-Tarefa da Lava Jato, e Thaméa Danelon, ex-coordenadora da Força-Tarefa em São Paulo.

Em reprodução de conversa divulgada, Dallagnol demonstra familiaridade com agentes da foto censurada.

A foto com os agentes teria sido feita em 17 de maio de 2016, quando Thaméa Danelon, ex-coordenadora da Força-Tarefa da Lava Jato em São Paulo, participou, com Leslie, de uma palestra para 90 membros do Ministério Público Federal paulista.

Na ocasião, estiveram presentes também os agentes Jeff Pfeiffer e Patrick Kramer, além de George “Ren” McEchern, então diretor do Esquadrão de Corrupção Internacional do FBI em Washington – chefe de Backschies .

Meses depois, Danelon foi a Washington para dar um curso ao FBI sobre a Lava Jato.

À frente da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Procuradoria-Geral da República, o procurador Vladimir Aras alertou diversas vezes para problemas legais envolvendo a colaboração direta com agentes do FBI.

Uma conversa bastante tensa, em 11 de fevereiro de 2016, revela até que ponto a PF mantinha proximidade com o FBI e desconfiava do governo de Dilma Rousseff: o próprio chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, admite ao secretário de Cooperação Internacional da PGR que a PF preferia tratar direto com os americanos a seguir as vias formais.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.