O Radar China reuniu o historiador Vinicius Wu e o professor Evandro Menezes, com a mediação de Janaína Camara da Silveira, para debaterem sobre o fenômeno da “sinofobia” e sua relação com a atual conjuntura política mundial.
Os debatedores discorrem sobre temas como a relação estratégica que acusar a China tem com a política externa brasileira, citando exemplos como o do ex-ministro Abraham Weintraub e sua fala contra os chineses.
Menezes lembra que o Ministério da Agricultura criou um “núcleo China” em resistência à “sanha radical da ala governista”, que tenta transformar a China em “inimigo”, esquecendo que a China era o maior comprador de soja do Brasil.
Eles também analisam a situação de “guerra comercial” entre os EUA e China, que tratam como mais “retórica” do que prática, e a guinada a uma política externa de natureza mais unilateral por parte dos estadunidenses diante do mundo.
Wu falou ainda sobre não haver consenso em torno da agenda anti-China do governo, nem da parte dos chineses, nem da parte das instituições que compõem o Estado brasileiro.