O PT do Recife confirmou, em resolução, a intenção de apoiar o candidato à prefeitura da capital pernambucana do PSB, não mais optando pelo lançamento da candidatura de Marília Arraes.
37 dos 44 delegados do PT do Recife preferiram uma aliança com o PSB para apoiar João Campos, deputado federal pelo partido e filho de Eduardo Campos.
João é também bisneto de Miguel Arraes, enquanto Marília Arraes, do PT, é neta do socialista.
O senador Humberto Costa é aliado do prefeito Geraldo Julio e do governador Paulo Câmara, ambos do PSB, e defende a aliança do PT com os socialistas.
Em 2018, o diretório local deu aval à candidatura a governadora de Marília, mas a direção nacional impediu a petista de disputar o pleito, em manobra para manter a neutralidade do PSB no primeiro turno das eleições nacionais.
Na época, Arraes chegou a afirmar que recorreria à decisão da direção nacional, e a decisão de não lançar sua candidatura foi recebida com ampla rejeição dos petistas locais.
O PT vem defendendo o lançamento de candidaturas próprias em todas as grandes cidades, o que entraria em conflito com o não-lançamento de Arraes em Recife.
A resolução assinada pelo PT da capital pede que “a nacional reconsidere sua posição de lançamento de candidatura própria no Recife”.
Até o mês passado, pelo menos, Arraes manifestava o interesse de concorrer em 2020.
Confira o documento: