A economia chinesa vem se recuperando rapidamente da crise provocada pelo coronavírus.
Segundo o Departamento de Estatística do governo chinês, alguns setores estratégicos registraram forte crescimento em maio, puxando para cima toda a produção industrial do país.
Exemplo: em maio, produção de máquinas de escavação e retroescavação, microcomputadores, cabos, automóveis e robôs industriais cresceu 62,1%, 22,3%, 20,8%, 19,0% e 16,9% na comparação com o mesmo mês de 2019, respectivamente.
***
Trecho de relatório publicado no Departamento de Estatística (National Bureau of Statistics of China) do governo chinês:
Economia nacional continua a se recuperar em maio
(…)
1. A produção industrial continuou a crescer, com a fabricação de equipamentos e a indústria de alta tecnologia testemunhando vigoroso crescimento.
Em maio, o valor agregado total das empresas industriais acima do tamanho designado [com faturamento anual acima de 20 milhões de yuans, ou US$ 2,8 milhões] cresceu 4,4% ano a ano, 0,5 ponto percentual acima do crescimento de abril, ou 1,53% mês a mês.
Nos primeiros cinco meses, o valor agregado total das empresas industriais acima do tamanho designado caiu 2,8% ano a ano, um declínio reduzido em 2,1 pontos percentuais em comparação com o dos primeiros quatro meses.
Uma análise por tipos de propriedade em maio mostrou que o valor agregado das empresas estatais aumentou 2,1% ano a ano; empresas com participação acionária crescem 4,8%; empresas financiadas por investidores estrangeiros ou investidores de Hong Kong, Macau e Taiwan cresceram 3,4%; e empresas privadas cresceram 7,1%.
Em termos de setores, o valor agregado da mineração aumentou 1,1%, a manufatura, 5,2%, e a produção e fornecimento de eletricidade, energia térmica, gás e água, 3,6%.
Em maio, o valor agregado da fabricação de equipamentos e a indústria de alta tecnologia cresceu 9,5% e 8,9%, respectivamente, 5,1 pontos percentuais e 4,5 pontos percentuais mais rápido que o das empresas industriais acima do tamanho designado. Especificamente, a produção de máquinas de escavação e retroescavação, microcomputadores, cabos, automóveis e robôs industriais cresceu 62,1%, 22,3%, 20,8%, 19,0% e 16,9% ano a ano, respectivamente.
(…)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!