Provocado pelo jornalista Glenn Greenwald, fundador do site Intercept, que o entrevistava, Ciro Gomes afirmou que aceitaria participar de um debate com o ex-presidente Lula.
“Eu peço essse debate”, disse o ex-governador do Ceará.
Algumas frases de Ciro na entrevista para Glenn:
“Colocar uma ideia que seja moralmente superior e popularmente compreensível é a grande tarefa do pensamento progressista mundial.”
“Precisamos construir um novo pensamento progressista no mundo e especialmente no Brasil que precisa ser praticado com base em três pilares: ideia, exemplo e militância. ”
“Quase 70% dos eleitores de São Paulo, que deram grandes vitórias ao Lula, votaram no Bolsonaro. Dá pra gente dizer agora que são todos fascistas? Não é razoável.”
“Temos que enfrentar com urgência três questões: a 1ª é enfrentar o genocídio em função da condição irracional, anticientífica e assassina com a qual o Governo está tratando a pandemia; a 2ª é proteger o tecido econômico; e a 3ª é defender a democracia.”
“As Forças Armadas no Brasil estão divididas e basta haver essa divisão para paralisar qualquer tentativa de um golpe ao modo anos 60.”
“O ideal é que nós pudéssemos unificar todos os progressistas, mas a unificação tem que ser de uma forma tal politicamente qualificada que tenha como grande tarefa uma reconciliação humilde com o povo brasileiro.”