Gráficos da página dinâmica do Financial Times, atualizados até o último dia 30 de maio mostra que o Brasil vem escalando rapidamente o ranking internacional de casos e mortes.
No gráfico abaixo, vemos os casos acumulados de Covid-19 nos países mais afetados.
O Brasil ocupa hoje o segundo lugar e faz uma curva de ângulo bastante acentuado para cima.
Em relação ao número de mortes, a posição isolada dos Estados Unidos é impressionante. Com mais de 100 mil mortes confirmadas por Covid-19, os EUA vivenciam uma de suas piores tragédias sanitárias de sua história. Para efeito de comparação, uma das guerras mais sangrentas nas quais os EUA se envolveram, a do Vietnã, gerou 58.200 mortos oficialmente.
Em relação ao número de mortes diárias atribuídas ao Covid-19, por milhão de habitantes, o Brasil também está em segundo lugar, tendo superado a Inglaterra e os Estados Unidos. A Suécia ainda é a campeão mundial de mortes por milhão de habitantes, e a situação por lá ainda não parece controlada, muito diferentemente do que ocorre na Alemanha e na Dinamarca, que conseguiram achatar a curva de óbitos.
Kleiton
01/06/2020 - 18h03
O número de casos é relativo pois as pessoas contaminadas pelo vírus são muitas mais e é bom que seja o mais elevado possível para que sejam isoladas as pessoas detectadas e não transmitam para os outros. Significa que o Brasil está fazendo os testes.
O número de mortes por milhão depende da força com a qual o vírus entrou nos países em dezembro/janeiro/fevereiro o resto não adiantou nada o vírus fez o caminho dele do mesmo jeito.
China e OMS carregam nas costas todas as mortes por coronavirus, da primeira até a última.