O Twitter deu o passo sem precedentes de rotular dois tweets do presidente Trump como promotores de informações erradas.
Os avisos são anexados às missivas que Trump disparou na manhã de terça-feira, onde afirmou que as cédulas por correio são fraudulentas e levarão a uma “eleição fraudulenta” em novembro.
É a primeira vez que a plataforma de mídia social faz anotações de tweets do Presidente dos Estados Unidos – provavelmente o usuário mais prolífico do Twitter que freqüentemente transmite queixas, às vezes contendo alegações duvidosas, aos seus 80 milhões de seguidores.
O aviso do Twitter, que diz: “Conheça os fatos sobre as cédulas por correspondência”, tem links para vários artigos de notícias que desmentem as alegações do presidente de que o processo de votação por correio está repleto de fraudes.
A decisão do Twitter de repreender as alegações do presidente veio depois de dias de posts de Trump sobre a votação por correio, bem como suas alegações infundadas de que o anfitrião da MSNBC e o ex-congressista da Flórida Joe Scarborough podem de alguma forma estar envolvidos na morte de 2001 de seu interno Lori Klausutis .
Trump acusa Twitter
“O Twitter está interferindo nas eleições presidenciais de 2020. Eles dizem que minha declaração sobre a votação por correio, que levará a corrupção e fraude maciça, está incorreta”, escreveu Trump.
O presidente garante que a notificação se baseia em uma suposta “verificação de fatos” publicada pela rede CNN, que ele acusou de divulgar notícias falsas, e pelo jornal americano Washington Post.
“O Twitter está sufocando liberdade de expressão completamente , e eu, como presidente, não permitirei que isso aconteça!”, Concluiu o presidente.