Todos os principais sites que fazem o monitoramento internacional do número de casos e mortes apontam que o Brasil está no topo da lista de número de novos casos e mortes por coronavírus no mundo.
No WorldoMeter, o Brasil já aparece em primeiro lugar em número de novos óbitos por Covid.
Vale ainda comparar o número de testes por Covid-19 nos EUA, que é de 45 mil por milhão de habitantes nos EUA, e pouco mais de 3 mil no Brasil. Essa disparidade do número de testes sinaliza que a quantidade de mortos e infectados no Brasil pode estar subnotificada, ou seja, podemos ter, em verdade, uma quantidade muito superior aos números oficiais.
Um outro monitoramento internacional importante do avanço da Covid-19 é feito pelo Financial Times.
A vantagem dos gráficos do Financial Times é que ele acompanha o avanço a partir da terceira morte e do décimo caso, em média de 7 dias, por milhão de habitantes.
No gráfico abaixo, por exemplo, por milhão de habitantes (em média de 7 dias), o Brasil supera os Estados Unidos em número de novos casos e novas mortes.
Nos gráficos abaixo, por números totais de casos e mortes o Brasil caminha rapidamente para o primeiro lugar. Repare que os EUA, na mesma fase em que o Brasil estava hoje, já tinha começado a achatar a curva.
Por fim, o site OurWorldinData também traz números alarmantes, que confirmam que o Brasil ultrapassou os Estados Unidos em número de novas mortes por coronavírus, por milhão de habitantes.