Menu

Ciro erra ao atacar o PT

Maio entra na sua segunda segunda com a lua cheia e sol em touro. Parece uma boa receita para um dia bem intenso e a realidade não nos decepcionou. Logo hoje pela manhã, o presidenciável Ciro Gomes acordou virado no Jiraiya – como falam aqui no Rio – e soltou os cachorros para cima do […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Maio entra na sua segunda segunda com a lua cheia e sol em touro.

Parece uma boa receita para um dia bem intenso e a realidade não nos decepcionou. Logo hoje pela manhã, o presidenciável Ciro Gomes acordou virado no Jiraiya – como falam aqui no Rio – e soltou os cachorros para cima do “lulopetismo”.

A disputa Ciro-PT pode não ser antiga, mas é digna de novela mexicana. Desde a última eleição as coisas andam meio azedadas e as trocas de farpas são frequentes.

Obviamente, como lulopetister de carteirinha eu discordo da estratégia cirista. Todavia, Ciro não é um personagem qualquer e se ele tem esses ataques como estratégia alguma lógica deve ter. Não acredito mesmo que seja impulso ou ressentimento e também não trato minha perspectiva como verdade absoluta.

Pensando no método em si, por exemplo, veremos que Ciro pautou horas o debate numa fatia grande da internet num dia em que esteve ao vivo em um Webnar. Não me parece uma estratégia ruim em termos de visibilidade, importante para um presidenciável (Bolsonaro que o diga).

Contudo, mesmo entendendo a força do método do alcance pela polêmica, gostaria de argumentar que Ciro erra a mão no conteúdo. Detalho mais a seguir.

Primeiramente, num contexto mais amplo, pois a pauta falso moralista que alimenta esse “combate a corrupção” que Ciro tenta navegar é historicamente utilizada contra o povo. É uma arma que a elite nunca abriu mão para criminalizar o Estado e promover a iniciativa privada.

Em outras palavras, o falso moralismo precisa ser denunciado e desmascarado e não incentivado.

Em segundo lugar, pensando na política do dia a dia, penso ser um erro ocupar o tempo da militância nas redes no momento em que enfrentamos um guerra híbrida.

Enquanto Roberto Jefferson nos distrai com fuzil – que podem eventualmente ser usados – a grande força do governo está na comunicação em massa para ludibriar a população. E essa guerra estamos perdendo feio.

Se pegarmos o dia de hoje – intenso como música da Maria Bethânia – a “bolha” política do país parou pra discutir a relação Ciro-PT enquanto a máquina governamental trabalha fortemente para colocar a tentativa de assassinato de Bolsonaro no colo do PT.

Essa teoria da conspiração é fundamental para a estratégia golpista do Bolsonaro e está sendo enviada diretamente a população, direcionada pela tática de guerra governista, sem um contraponto efetivo do nosso campo.

Ou seja, estamos gastando caracteres pra lembrar que Ciro foi pra Paris ou que Lula apertou a mão do Maluf enquanto governistas tentam convencer a população que o principal partido de oposição tentou matar o presidente.

Assim, o PT precisa combater a falsa acusação de tentativa de assassinato ao mesmo tempo que lida com a velha ladainha contra a corrupção (que alimenta o lavajatismo, diga-se de passagem).

É uma receita muito perigosa pois não é segredo pra ninguém o sonho que a direita autoritária tem de cassar o PT. E um partido de massas não se levanta da noite para o dia. É impensável, pra mim, abrir mão de uma força popular num momento como esse.

Por fim, reitero aqui meu respeito aos ciristas/trabalhistas/pedetistas e não tenho dúvidas que a história desenhou as mesmas trincheiras para nos posicionarmos. Deixo minha crítica ao Ciro na intenção de contribuir no combate o fascismo, deboas, sem mágoas e na paz.

Fiquem em casa, quem puder!

,
Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Felipe Ribeiro

27/05/2020 - 21h36

CIRO acerta demais.
Quem defende bandido, é cúmplice

Geibson

15/05/2020 - 20h19

A militância esquerdista precisa entender que NUNCA, NUNCA vai passar despercebido em qualquer discussão política todo o aparelhamento corrupto que o PT fez no Brasil. Casos julgados e condenados. Esse apego ao papo de “os meios justificam so fins” não cola na população brasileira tão lesada e ressentida. Já passou da hora (há tempos) de o PT fazer sua mea culpa e recolher seu egoísmo charlatão. Se associar a imagens de velhos conhecidos políticos corruptos condenados é uma mácula que o PT trás para o movimento de esquerda. Ou vocês acham que toda vez que o Guimarães fala na imprensa se apresentando como representante das minorias no congresso uma vasta parcela da população brasileira não o associa imediatamento ao escândo dos dólares na cueca? Já passou da hora do PT dar lugar ao protagonismo das novas lideranças, parar de boicotar novas lideranças dentro do próprio partido. Já não há mais espaço para essa Lulopetismo fanático, não há.

arthuR

13/05/2020 - 09h37

Sua opinião só agrava o argumento de Ciro.

Quem alimenta essa dicotomia Lula x Bolsonaro, onde Lula nem candidato consegue ser e seus postes são humilhantemente derrotados, é o PT. O nosso trabalho é de fugir dessa lógica onde só quem lucra é a extrema direita. Ai qual seu ponto de vista? “Estão fazendo uma cortina de fumaça pra atacar o PT, devemos TODOS CORRER PRA DEFENDER O PT! O maior partido do Sistema Solar”. Temos?! Não! O PT não é solução, é o problema! Ele é na prática A ESCORA que MANTÉM a extrema direita em pé! Vamos fortalecer a escora?! Fortalecer uma dicotomia onde somos a parte menor?! “Lulopetister” vocês são os mais eficientes cabos eleitorais do Bozo e não percebem ;)

P.S.: Não estamos na mesma trincheira ;) fica a dica. Nossa luta é por um estado forte contra uma engrenagem de escravização financeira armada pelo setor financeiro. Vocês são do partido que azeitaram essa máquina perversa e ela funcionou bem como nunca!

Paulo Werneck

12/05/2020 - 17h29

Parabens ao comentarista pela gentileza com que tratou o caso.
Observo que gastou um monte de letrinhas nessa discussão subalterna, como estou também gastando.
Poderei eventuamente votar no Ciro como mal menor, mas nunca como minha opção, pois não sabendo controlar a língua perdeu a credibilidade.

Luiz J Pereira

12/05/2020 - 16h19

O Cafezinho vai mesmo virar DCM ou 247?
Se for pra ler bobagens de petista eu leio lá.

Augusto

12/05/2020 - 16h02

Você deveria escrever um texto desses pro militantes do PT… Parece que na hora de criticar o Ciro “ninguem” (quem escreveu o artigo) se lembra do Ciro sendo chamada do coronel pela militância petista e dos ciristas/trabalhistas estarem sendo JOGADOS para a direita pelo PT… É isso mesmo! Nós somos de esquerda, temos um projeto de esquerda, mas quem nos taxa de apoiadores de coroneis do nordeste é o próprio PT e sua militância… Entenda uma coisa… Enquanto eles não baixarem as armas, nós não baixaremos… Vai dar uma lição de moral lá no 247… Vai dar uma lição no Lula que jogou TUDO fora na última eleição pra “se defender”.

Vc escreve isso aqui porque não tem moral pra ir criticar a bosta do PT e as merdas que o PT fez, é mais fácil partir pra cima do Ciro e de observações objetivas que ela faz a respeito da realidade…

Ou PT não pode emparedar o país só porque tem voto de uma parte da população!

Não tem mais apoio a partido traidor como esse PT. Traidores e arrogantes!

Leonardo Garcia Carneiro

12/05/2020 - 12h19

O erro (“petista”) é achar que toda MORAL é um falso moralismo e ao adotar a máxima: “aos fins justificam os meios”, acaba não sabendo mais o que é ( e quais são) os fim e quais são os meios.

carlos

12/05/2020 - 09h48

O Ciro é um coadjuvante da direita, ou um contrapeso, deles além é claro de não ter coragem de formular um projeto de país, não faz nada só quer se loclupetar, fazer isso é pra quem tem coragem, vcs acham que por acaso ele iria eleito com uma proposta de tirar 10milhões de pessoas do SERASA?

    Miramar

    13/05/2020 - 00h10

    Quem sabe ler e escrever sabe que gostando ou não, Ciro é o único que tem um projeto nacional de desenvolvimento. Os outros têm apenas um programa de governo. Outros têm um projeto de poder. Outros nem isso.

    Mario

    13/05/2020 - 17h01

    Santo mau-caratismo… dizer que o Ciro que nunca teve a chance de governar o país não tem projeto sendo que seu plano de governo era um dos mais ricos e complexos, e resumir tudo à única proposta da renegociação de dívida de consumidores do SPC – proposta essa que foi descaradamente copiada pelo Haddad, o candidato que tanto tinha projeto pro país que só virou candidato há três semanas da eleição.

dcruz

12/05/2020 - 07h25

Parece que não há nenhum “respaldo científico” nesses ataques ao PT e ao lulopetismo, é incompreensível para um raciocínio “científico” essa unanimidade burra (royalties para o Nelson Rodrigues) da esquerda e da direita bater incessantemente em Lula e PT, não seria melhor se aprofundar e tentar descobrir a verdadeira causa dessa histeria?É modismo? É raciocínio torto metido a autocritica?Tem viés(epa! desculpem)eleitoreiro?Quem tiver mais ideias, cartas para a redação.

Ioiô de Iaiá

12/05/2020 - 06h19

Como sempre muito bom, Tadeu.
A quem beneficia a briguinha entre Ciro e PT? Não ao PT e muito menos ao Ciro. Vou além: a divisão entre esquerda, centro-esquerda, centro e até a direita civilizada não é nada produtiva, nem recomendável neste momento. Estamos numa situação próxima a um autogolpe, com a convivência das forças mais obscuras do país.
Discutir os erros passados das forças democráticas agora é ajudar o fascismo. A situação é séria demais para ficarmos lavando roupa suja enquanto o “rei” está nu.
Que tal juntarmos o restinho de sabedoria que temos e nos unirmos para combater o fascismo?
P.S. Nesse momento não descarto nem mesmo cooperar com a mídia hegemônica, se ela quiser denunciar o risco do fascismo dar um autogolpe e trabalhar para a redemocratização do país.

    Ioiô de Iaiá

    12/05/2020 - 06h21

    Errata: onde se lê convivência, leia-se conivência.

Claudio

12/05/2020 - 03h22

E uma última observação: é claro que o Bolsonaro briga com o PT e as elites sonham com a extinção do partido, mas tão somente à sua força e ligação com as massas. Seria incrível que as bases encontrassem novos rumos políticos, porque na questão da oposição ao governo, o PT se autointitulou protagonista só porque disputou o segundo turno. Haddad é uma vergonha, só sabe lacrar no twitter e fazer provocações dignas de um adolescente. Em 2019, o PT só berrou “Lula livre” e fez oposição birrenta. Com o Lula já livre, fazem uma oposição perdida, desorientada. A oposição propositiva do PDT não ganha os holofotes devidos, muito porque nossos deputados e senadores não lacram no Parlamento.

– O PDT derrubou pontos nocivos da texto da reforma da Previdência que (todos sabiam) que passaria enquanto o PT só berrou “não” até o fim;
– o PDT se articula em todas as frentes possíveis para barrar o Bolsonaro. Já apresentaram recursos judiciais, pedidos de impeachment, cassação de chapa, ações para apreensão de provas contra o presidente, foram ao STF pra barrar agressões trabalhistas propostas pelo governo durante a quarentena;
– o PDT que foi ao Supremo tb com uma ação que impediu a nomeação do Ramagem na PF;
– Lutou praticamente sozinho contra a venda da divisão da Embraer para a Boeing;
– enfrentou o motim das milícias no Ceará.

Temos consciência do trabalho árduo dos pedetistas na oposição ao Bolsonaro sem identitarismo ou lacração barata, com destaque quase nulo pela imprensa que prefere em entrevistas de horas do Ciro discutindo assuntos tão importantes pegar trechos mínimos de críticas reiteradas ao PT e torná-lo apenas um “demagogo ressentido”. A verdade é que a elite tem medo do Ciro se tornar um nome viável, porque o PT eles já têm a fórmula para derrotar. E o PT sempre ignorou as críticas que o PSOL fazia a eles (antes da Era Boulos) porque o partido era nanico, mas foi só alguém com chances eleitorais viáveis como o Ciro reiterar os mesmos discursos críticos que ele se tornou inimigo. É, no mínimo, canalhice.

Claudio

12/05/2020 - 03h14

Seu texto é lúcido, coerente e muito respeitoso às divergências no campo de ideias da esquerda, algo MUITO raro nos inflamados militantes petistas que só sabem chamar o Ciro de coroné, rancoroso, fujão e 12%. Aliás, negar que quem faz esse tipo de comentário seja IDÊNTICO a um bolsonarista é uma cegueira coletiva. Nada mais idêntico a um bolsonarista estúpido e infantiloide do que o defensor apaixonado de outro político tão estúpido e infantiloide quanto.

Eu apenas discordo frontalmente de você sobre minimizar a corrupção ligada ao PT e chamar isso de “ladainha”. É muito, muito, muito grave e sério o que houve no país. Dinheiro PÚBLICO, que deveria ser destinado a bens e serviços ao povo, abasteceram campanhas e contas de políticos inescrupulosos, e muitos deles petistas. Ainda que se queira abraçar esse delírio da idoneidade do Lula, temos outro exemplo muito prático: José Dirceu ainda tem voz-ativa dentro do partido. Não se pode chamar de ladainha e “lavajatismo” a indignação das pessoas com a corrupção. Não se pode ignorar, fingir que não existiu e deixar passar em nome de um projeto maior, que seria salvar o Brasil do bolsonarismo autoritário. É irritante, triste e desgastante que o PT e o Lula sejam tão arrogantes e soberbos sendo que teriam MUITO mais a ganhar com uma autocrítica. Essa palavra já virou PIADA dentro dos militantes petistas, mas nós, da esquerda não petista, insistiremos. O partido seria muito mais gigante, grandioso e correto assumindo publicamente: “erramos, falhamos, fomos imperfeiteos, estamos aprendendo com os erros e com as críticas para resgatarmos nossos bons valores que defendem os trabalhadores” do que soltar ladainhas (essas sim, verdadeiras ladainhas) que só constrangem qualquer eleitor de fora da bolha PT/PSOL/PCdoB: Lula se dizendo o homem mais honesto do país e dizendo que seu único erro foi ter sido bom demais.

Alexandre Neres

12/05/2020 - 00h03

Prezado Tadeu, onde encontraremos sindicalistas de boa cepa? Sem dúvida não será no Solidariedade nem no PSB, apesar de que pode ter alguma exceção que se abrigue por lá. Fico pensando nos revisionistas: é muito fácil criticar Getúlio Vargas, apontar inúmeros erros ou seu viés autoritário, queria ver é se os cri-críticos fariam o tanto que ele fez pelo país. É fato que o antipetismo atingiu de quebra toda a esquerda, inclusive a centro-esquerda e a terceira via, o que por si só já seria suficiente pra se dar conta de que essa estratégia é um tremendo tiro no pé, isso pra não comentar que não pega bem para ninguém ser caixa de ressonância da Rede Globo. O que acontece nesse entretempo? São gestados os Doria, os Huck, os Mandetta etc. Ah, o falso moralismo, o homem decente várias vezes trazidos à baila, primo-irmão do cidadão de bem. Esse discurso simplório anticorrupção, que não raras vezes serviu de mote para atentar contra a ordem democrática, é o que move autoritários a se porem em marcha. Acionam o Judiciário todo dia, insuflam o ativismo judicial e acham que se darão bem nesse jogo, mal sabem eles que o bolsonarismo é filho do lavajatismo, porém não conhecem a realidade do chão da fábrica. Que um neófito brade indignado contra a corrupção, inda vá lá, mas alguém que transitou por todo o espectro partidário, da direita a centro-esquerda, não ter se apercebido disso, até hoje não ter aprendido como as linguiças são feitas? Dr. Ulysses já anunciava que o Congresso seguinte é sempre pior do que o anterior. Saudações!

Dinarte Araujo Neto

11/05/2020 - 23h06

Também achei uma imprudência política Ciro comparar uma fanático bolsonarista com um suposto ´fanático Lulista´, que coisa! LULA é muito grande pra essa comparação e jamais incentivou fanatismos, que é próprio de fascistoides, e devia admirar que Lula continue tão jovem em termos de desejo de Conhecimento e atuação apesar da idade, lendo livros e livros, quando até há pouco antes da Presidencia era um pragmático. Ciro é muito grande pra estas comparações, será um dia um grande ministro da Fazenda, é fantástico seu conhecimento nesta área em todos os sentidos, mas não se compara a um Lula como político carismático das massas, por isso tão amado quanto odiado ao mesmo tempo. Se o PT perdeu o compasso e na reeleição de Dilma quando esta já mostrava sinais de debilidade em vários sentidos, foi antes de tudo o conluio das direitas com o capital ianque e suas corporações que cobiçam o potencial do Brasil, que levou ao fim do ciclo de governo da aliança esquerda. Ciro numa eventual (e distante) eleição pra presidente sofreria pior ainda o embate, com um partido fraco e fragmentado, teria de fazer pactos políticos de todo lado, o mesmo que condena o PT e Lula. E Lula diz que o que separa Ciro é o diploma acadêmico que este ostenta, enquanto Lula tem o de torneiro mecânico.

lucas

11/05/2020 - 21h09

Lula é muito maior do que Ciro. Mas vale lembrar que nos anos 80 90 o discurso de Lula era extremamente moralista, “não faço parte desses corruptos” “eu sou de fora”.

Quando chega no poder o moralismo vira pragmatismo.

CH

11/05/2020 - 19h54

Rapaz, concordo plenamente com o texto. Vou até revelar, infelizmente, um pensamento que tenho tido de tempos pra cá. Tornou-se impossível separar a briga entre esses dois pólos da centro-esquerda brasileira. E. infelizmente, a cada dia que passa tenho me convencido de que uma terceira candidatura, uma candidatura por fora seria mais saudável. E sempre quando me pego pensando nisso, me vem de cabeça de chapa o Alessandro Molon (PSB-RJ) e o Marcelo Freixo (PSOL – RJ) de vice. Talvez aí os “arreios” se acalmem.

    Marina

    12/05/2020 - 02h55

    É uma ideia idônea, mas ingênua. Em primeiro lugar porque temos que parar de vislumbrar “chapas dos sonhos”. Ciro e Haddad eram a chapa dos sonhos da esquerda até o PT preferir pela candidatura própria em 2018. Reitero meu respeito pelo Molon e pelo Freixo, mas em 2022 uma coisa é certa: PT e Ciro estarão com suas próprias candidaturas e em polos opostos, e vai ser quase impossível o PSOL retirar sua candidatura nacional (como faz, de praxe, desde 2006). O PSB já está cada dia mais fechado com o Ciro, se lançassem alguém como o Molon teríamos aí quatro candidaturas de esquerda, no mínimo. Em suma, não adianta: as pessoas vão ter que tomar partido entre Lula e Ciro em 2022. E a depender do candidato da direita, da força do Bolsonaro e do antipetismo é bom que tomem do Ciro.

      Geibson

      15/05/2020 - 20h31

      “Em suma, não adianta: as pessoas vão ter que tomar partido entre Lula e Ciro em 2022. E a depender do candidato da direita, da força do Bolsonaro e do antipetismo é bom que tomem do Ciro.”
      Adorei o raciocínio. Foi exatamente o que aconteceu nas eleições passadas. TODAS as pesquisas eleitorais revelavam que Haddad perderia para Bolsonaro no 2º turno. Lula estava IMPEDIDO DE SE CANDIDATAR, o PT sustentou essa candidatura até o último minuto, por puro pragmatismo. No primeiro turno escolheu atacar uma candidatura de esquerda a atacar o fascistóide do Bolsonaro. Foram ao segundo turno sabendo da derrota, jogaram o Brasil nesse abismo que nos encontramos. Em 2022 a batalha estará novamente posta: o PT tentando dsconstruir uma candidatura de esquerda em nome do próprio egoísmo e assim fortalecendo o candidato de direita do Bolsonaro. Ou as pessoas dão o real valor ao antipetismo presente no Brasil ou vão continuar governardos pelo caos.

    Victor

    12/05/2020 - 20h22

    O PSB e PDT firmaram aliança nacional, junto ao PV e REDE. Então o Molon, muito provavelmente, apoiará o Ciro em 2022.

James

11/05/2020 - 19h49

1. O Ciro destilando seu velho veneno contra o PT: “Quero dar um abraço em @felipeneto ! A sujeira corrupta do lulopetismo junta (que surpresa!) com o Bolsonarismo boçal, estão com suas máquinas podres agredindo o jovem brasileiro. Fique firme! Este é o melhor sinal de que vc está certo.”

https://twitter.com/cirogomes/status/1259805933108178944?s=20

2. O Felipe Neto, alguns minutos depois: “O próprio PT publicou. É hora de unir forças, não há outro caminho. Obrigado à comunicação do partido, pela mensagem tão emblemática. E um aviso a todos da esquerda: eu não sou liberal no Brasil. Eu não defendo menos Estado e nem favorecimento aos detentores de capital. Sigamos.”

https://twitter.com/felipeneto/status/1259891171117146113?s=20

3. Algum amigo sincero do Ciro avisa para ele trabalhar essa mágoa contra o PT, porque já está ficando muito feito. O momento é de união contra o fascismo e quem não fizer um esforço para a construção de uma frente ampla progressista, vai perder o bonde da história.

    Claudio

    12/05/2020 - 03h02

    James, o problema se dá em um detalhe: quem costuma clamar por uma frente ampla progressista sempre que surge uma crítica ao petismo é quem quer que o PT lidere essa frente. Sempre. Concordo que existem momentos bem mais oportunos para o Ciro criticar o PT do que o atual, mas isso não torna nenhuma de suas críticas mentirosa ou exagerada. A militância petista não se conforma quando pedimos para que o PT ceda uma vez na vida.
    Se em 2022 tivermos um candidato do PT isolado e o Ciro apoiado pelo PSB, Rede e PCdoB, a militância dirá que não houve unidade. Se em 2022 PSB, PSOL e PCdoB apoiarem o PT e o Ciro lançar uma candidatura isolado, dirão que ele não quis participar da unidade. A megalomania petista está causando estragos irreparáveis ao Brasil, a verdade é essa, doa a quem doer.

    Miramar

    12/05/2020 - 12h27

    Parem de contar contar conosco. Não temos “mágoa” do PT, apenas não temos afinidade ideológica com o lulopetismo boçal e corrupto.
    Quanto a questão do “progressismo”, o Ciro é o único líder progressista do Brasil. Parem de tratar socialistas ou comunistas acanhados como sinônimo de progressistas.São coisas diferentes. Um socialista não se torna um progressista apenas porque faz orgia com o mercado financeiro.
    E a ideia de união das esquerdas é puro oportunismo. Todo mundo sabe que o maior medo dos petistas é que o Bolsonaro sofra impeachment.

    Quanto a questão do Felipe Neto, é engraçado que a Nota do PT para conter seus cães fila tenha aparecido logo depois da fala do Ciro. Espero que surta eleito. De qualquer forma, do Felipe Neto já temos o mais básico: o voto.

    Augusto

    12/05/2020 - 16h06

    Feio é um partido de calhordas traidores como o PT levar todo mundo pro buraco como fez em 2018… Sabia que não ia ganhar, mas ainda foi pra cima, com apoio de Renan calheiros e toda bandidagem!

    Torço pra que, se o PT passar para o segundo turno, perca novamente! PT nunca mais e nunca terá meio apoio!

    O problema do Ciro não é psicológico é PROGRAMÁTICO, depois de 13 anos de PT nós não temos NENHUMA instituição no país que seja forte o suficiente para nada.

    Partido de Ladrões!

      Francisco

      13/05/2020 - 01h38

      “Partido de Ladrões!”

      Vá ver exatamente por isso que a hereditária e xucra Classe Dominante, dona do Brasil, através de seus braços jurídico e midiático, logo após ‘o 2013’, lançou em março de 2014 a operação lavajateira visando criminalizar o PT e líderes, para desaloja-los da presidência do Brasil e varrê-los do cenário político nacional, de vez, retomando-a pelo voto com Aécio, via investigações sobre ‘a maior corrupção da história da humanidade’, na Petrobras.

      Mas não, com a quarta sapatada eleitoral seguida aplicada-lhes pelo povo, resolveram retomar imediatamente a senda golpista e prosseguirem à criminalização do PT e líderes para retomada do poder, conseguido via golpeachment, em 2016, depois de anabolizarem a crise econômica com as tais ‘pautas-bomba’ de Eduardo Cunha e criação de uma crise política, para conseguirem o golpe e junto atolar o país, política e economicamente, no brejo, onde se encontra ainda hoje, agora afundando, com a tragédia bolsonaro.

      Se a estupidez que acusa, sequer se dá conta do ‘corte da investigação na Petrobras a partir de 2003’, imagine-se então quando ficar escancarado, a ponto de compreender, que nos autos dos processos jurídicos-midiáticos da lavajateira e nas análises das muitas auditorias realizadas, antes e durante a lavajateira, registra-se que da Petrobras não saiu sequer um centavo que não fosse necessário, compatível e lícito, como ainda surpresa maior terá se examinar os balanços anuais da mesma e constatar que no século XXI, tirando o período 2014/2017, no qual a lavajateira a chafurdou com prejuízos seguidos, em todos os demais anos, anteriores e posteriores, a Petrobras só apresentou lucro líquido mais que apreciáveis, sobretudo a partir de 2009.

      Como ensinava Brizola, a Globo sendo a favor, devemos ser contra, como a Classe Dominante sendo contra, devemos ser a favor.

      Pois a Classe Dominante quer o PT extinto, não pelos seus erros, mas sim pelos seus acertos, já a estupidez, que não enxerga que a dita Classe toda poderosa, auxiliada pela metrópole e com todos os instrumentos e recursos disponíveis, não conseguiu, também sonha-o extinto pelos seus erros, em comunhão com a Classe Dominante, sem perceber sequer por que?

    arthuR

    13/05/2020 - 09h51

    1. O PT não sabe o que é “união”, pra ele “união” significa “se ajoelhem aos meus pés e os lambam”. Esqueçam isso. Quantas vezes Ciro precisa dizer “NUNCA MAIS” pra vocês entenderem?! Não é não! Que assédio!

    2. Isso não é ressentimento. Visto que o PT preferiu eleger um fascista em 2018 que dar espaço pra outra força progressista, estamos respeitando essa decisão dele e fazendo oposição ao lado que o lulopetismo decidiu escolher, podemos lutar contra o fascismo?! Você deixa?! Obrigado. ;)

Alan C

11/05/2020 - 19h46

Esse assunto é um saco, então resumidamente o que eu penso é:

1) Ciro acerta. Se descolar do desonesto fanatismo lulopetista é a melhor coisa que ele faz. Ele e qualquer outro.

2) Ciro não tem nada a ver com o que a bozolândia acusa o lulopetismo ou vice versa, tanto pq eles fazem questão de manter a polarização, portanto fazem um joguinho de compadres para eliminar a concorrência e irem ambos pra final e lá decidirem quem ganha. De certa forma são aliados, se retroalimentam. A melhor frase que li sobre esses dois é que são a mesma coisa apenas com o sinal trocado.

John

11/05/2020 - 18h52

O Ciro começou a apontar as incongruências do diretório Ptistas desde 2018, e naquele mesmo ano, obteve uma votação que nunca havia tido em suas candidaturas anteriores. Pesquisas hoje, colocam o Ciro muito mais próximo do Haddad do que ele jamais esteve, então não acredito que a tática esteja errada, pelo menos do ponto de vista de resultado.
O Anti-petismo ainda é muito forte no Brasil, e com a Direita enfraquecida por esse governo desastroso, há uma parcela grande do eleitorado brasileiro que procura uma alternativa que não seja o PT e não seja o Bolsonaro.
Além do mais, não há qualquer prejuízo do combate ao bolsonarismo o fato da existência da crítica ao Ptismo. Isso só alimenta essa dualidade que não traz qualquer benefício.

    Batista

    12/05/2020 - 00h18

    Não há como contestar que Ciro cresce a cada eleição que participa:

    1998 – PPS – 7.426.190 votos – 10,97% – 3º colocado e fora do segundo turno.
    2002 – PPS – 10.170.882 votos – 11,97% – 4º colocado e fora do segundo turno, atrás do Garotinho.
    2018 – PDT – 13.344.366 votos – 12,47% – 3º colocado e fora do segundo turno.
    2022 – PDT – 16.536.228 votos – 13,47% – 4º colocado e fora do segundo turno, atrás do Doria.

    Em 2082, pelo PQP, com 61.734.147 votos (28,97%), Ciro finalmente irá para o segundo turno, cancelando a tradicional ida para Paris.

    Ioiô de Iaiá

    12/05/2020 - 06h26

    Num contexto de normalidade, eu até concordaria com você. O problema é que a situação política, econômica, sanitária é extremamente grave e corremos o risco de um golpe fascista-miliciano-militar. Vamos precisar da união de todos os segmentos democráticos, até mesmo da direita civilizada.

      Augusto

      13/05/2020 - 02h44

      Só existe uma união possível e ela não inclui o PT.

Marcos Videira

11/05/2020 - 18h35

Além de ter sido miseravelmente traído por Lula e pela cúpula do PT, Ciro é o único político q tem a coragem de dizer a verdade q normalmente é de conhecimento apenas daqueles q participam dos bastidores da Política. E a verdade é: Lula e a direção do PT preferiu perder pra Bolsonaro do que perder a hegemonia do campo progressista. Estamos todos fudidos e Lula/PT são os principais responsáveis.
Dito isto, também acho q Ciro deveria parar de bater. O adversário tá nocauteado em pé


Leia mais

Recentes

Recentes