O governador da Flórida pelo Partido Republicano, Ron DeSantis, afirmou que o coronavírus “não parece ameaçar” as crianças em uma mesa redonda educacional na quinta-feira, onde ele deixou aberta a possibilidade de reabrir as escolas em maio, segundo relatos.
O governador também disse erroneamente a professores e pais que ninguém com menos de 25 anos morreu do vírus nos Estados Unidos, segundo a CNN .
“Essa pandemia em particular é aquela em que não creio que em todo o país tenha havido uma única fatalidade abaixo dos 25 anos. Por qualquer motivo, isso simplesmente não parece ameaçar, você sabe, crianças”, disse DeSantis, segundo a agência.
Enquanto os adultos compõem a maioria dos casos confirmados de coronavírus, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, crianças e bebês foram infectados.
As crianças conhecidas por estarem infectadas pelo vírus geralmente apresentam sintomas mais leves que os adultos, dizem autoridades federais de saúde. Mas crianças, como adultos, podem levar e espalhar a doença sem querer.
Na quinta-feira, quatro pacientes nos EUA com menos de 25 anos morreram pelo vírus, segundo o CDC.
DeSantis disse na quinta-feira que analisará as “evidências” antes de tomar uma decisão sobre reabrir ou não as escolas, de acordo com o Tampa Bay Times .
“Se é seguro, queremos que as crianças estejam na escola”, disse DeSantis, segundo o jornal. “Mesmo que seja por algumas semanas, achamos que haveria valor nisso.”