Não bastasse os enormes problemas que o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, precisa enfrentar diariamente, com o mundo enfrentando a pior pandemia da história, ele ainda precisa perder tempo para vir à pública desmentir fake news do presidente Jair Bolsonaro…
***
Na G1
OMS nega ter sido contra medidas de isolamento social; Tedros Ghebreyesus diz que cobrou políticas sociais para atender quem perdeu renda por causa do combate ao coronavírus
Presidente Jair Bolsonaro havia mencionado que, para o diretor da OMS, “informais têm que trabalhar”. Ele omitiu trecho do discurso sobre a importância do auxílio financeiro aos mais pobres.
Por G1
31/03/2020 13h34
O que vale sobre as medidas de isolamento? A TV Globo perguntou à Organização Mundial de Saúde se as palavras de ontem do diretor-geral da Organização, Tedros Adhanom, podem justificar a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que, para o diretor da OMS, “os informais têm que trabalhar”.
A OMS respondeu que o diretor-geral não disse ser contra as medidas de isolamento. Segundo a organização, ele afirmou que as pessoas que perderam renda por causa da Covid-19 precisam receber apoio.
Agora há pouco, o próprio diretor da OMS postou uma mensagem nas redes sociais dizendo que apenas defendeu que os que ficaram sem renda devem ser beneficiados por políticas sociais dos governo, para que possam cumprir medidas de isolamento:
“Pessoas sem fonte de renda regular ou sem qualquer reserva financeira merecem políticas sociais que garantam a dignidade e permitam que elas cumpram as medidas de saúde pública para a Covid-19 recomendadas pelas autoridades nacionais de saúde e pela OMS.
Eu cresci pobre e entendo essa realidade. Convoco os países a desenvolverem políticas que forneçam proteção econômica às pessoas que não possam receber ou trabalhar devido à pandemia da covid-19. Solidariedade”.