Separei abaixo texto e gráficos divulgados ontem à noite pelo Ministério da Saúde.
Primeiro, os gráficos, que constam de um relatório.
Eu faço os seguintes destaques:
- Em São Paulo, a letalidade do Covid-19 está em 6,8%, o que está acima da média global.
- A evolução dos casos diários mostra queda nos últimos dois dias.
- Os óbitos diários ficaram estáveis nas últimas 24 horas.
- Os gráficos que tratam de vítimas fatais com problemas respiratórios agudos (SRAG) são alarmantes, pois mostra um aumento dramático das internações.
- É possível que boa parte dessas internações por SRAG seja, ao cabo, seja de pessoas infectadas.
- O governo precisa ampliar e agilizar os testes, para permitir que o sistema de saúde, e a sociedade, possam acompanhar com mais confiança a evolução do Covid-19 no país.
- Na décima segunda semana, houve crescimento de mais 500% das hospitalizações por SRAG: foram mais de 5,300 hospitalizações, contra 1.061 no mesmo período de 2019.
- Na décima terceira semana, que ainda está em curso, e cujos dados ainda sendo atualizados, o aumento de hospitalizações por SRAG está em 206% até o momento.
Brasil registra 4.256 casos confirmados de coronavírus e 136 mortes
Publicado: Domingo, 29 de Março de 2020, 16h56
Última atualização em Domingo, 29 de Março de 2020, 17h16
Todos os estados têm casos e 13 apresentaram óbitos: AM, BA, CE, PE, PI, RN, RJ, SP, DF, GO, PR, SC e RS.
O Brasil registrou neste domingo (29) 4.256 casos confirmados de coronavírus. De acordo com as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país até as 16h, o número de óbitos aumentou de 114 para 136 em 24h.
As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (5), Pernambuco (5), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Rio de Janeiro (17), São Paulo (98), Distrito Federal (1), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2).
Brasil registra 3.904 casos confirmados de coronavírus e 114 mortes
Para manter a população informada a respeito dos casos e óbitos, o Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na plataforma de dados do coronavírus. O painel traz as informações e permite uma análise do comportamento do vírus com o passar do tempo, além de um gráfico de dados acumulados apontando a curva epidêmica da doença.
A plataforma está disponível para livre acesso no endereço: covid.saude.gov.br