O Banco Central divulgou, nesta quinta-feira, o seu novo relatório sobre a inflação, que traz uma série de previsões econômicas para os próximos meses.
A instituição fez um gráfico com uma estimativa, em escala planetária, para a magnitude da curva epidemiológica e da recessão, com ou sem políticas de contenção. Observe que, sem políticas de contenção, a curva vermelha explode muito acima do número de leitos disponíveis no mundo.
Eu chamo atenção também para os dois box abaixo, com projeções do PIB.
O BC estima crescimento zero para 2020. A produção industrial deve cair 0,5%.
Tristemente, o BC estima que o “consumo do governo”, mesmo diante de tamanha crise, não deve crescer acima de zero. Isso é uma decisão política que já foi tomada pelo Ministério da Economia?
O presidente do BC, Roberto Campos, concedeu entrevista coletiva, que pode ser assistida no vídeo abaixo:
Na entrevista, Campos mostrou uma apresentação, cuja íntegra pode ser baixada aqui, e da qual separamos alguns quadros.
Abaixo, alguns quadros tirados do Relatório de Inflação:
Paulo
26/03/2020 - 19h04
Sem politica de contenção, a recessão será menor e mais breve; com ela, maior e mais duradoura. Isso nós já sabíamos (não sei por que o BC perde tempo com isso). A questão é que o custo político de não adotar política de contenção pode ser inviabilizante nas urnas. Mas Bolsonabo parece crer que não. Ou jogará com a memória curta do povo, quando, passada a pandemia, estivermos afundando. Ele dirá: “eu disse, eu avisei”! E parecerá um profeta de mensagem já revelada…
Alan C
26/03/2020 - 14h51
Cafezinho, este gráfico não é do BC, nem poderia ser né, há a fonte no rodapé do próprio gráfico.
O resto é perfumaria do BC-Bozolândia onde as “estimativas” sequer chegam próximas de projeções sérias.