Várias páginas na internet tem oferecido gráficos dinâmicos mostrando a evolução da pandemia do Covid-19 no mundo.
Temos a página da universidade Johns Hopkins, que traz um mapa interativo bastante ilustrativo.
Através desta página, fui atrás das fontes originais usadas pelo mapa da Hopkings, e cheguei ao site WorldoMeters.Info, que traz informações detalhadas e atualizadas sobre número de infectados e mortes, no mundo inteiro.
Como a propaganda enganosa do presidente Bolsonaro tem focado na narrativa de que o vírus é uma “gripezinha ou resfriadozinho”, e que não mata, fizemos alguns gráficos mostrando porque governos de todo mundo estão adotando medidas restritivas para, ao menos, reduzir a incidência de casos graves e mortes, sobrecarregando os sistemas públicos de saúde.
Hoje, dia 25 de março, o número total de mortes, confirmadas por dados oficiais, causadas pelo Covid-19, já é de 20.549.
Entretanto, o mais impressionante é o gráfico que mostra o número de mortes diárias causadas pelo vírus, que mostra um aumento exponencial.
Ontem, dia 24 de março, morreram 2.381 pessoas vítimas do Covid-19, um número seis vezes maior do que o registrado há apenas 10 dias, quando estavam na casa das 400 mortes/dia.
Se esse ritmo se mantiver, daqui a 10 dias, ou seja, por volta do dia 4 de abril, teremos saltados para 14,2 mil mortes por dia; em 20 dias, no dia 14 de abril, para 86 mil mortes por dia. Em 30 dias, teremos mais de 500 mil mortes por dia.