Na OAB
sábado, 21 de março de 2020 às 16h48
Diante da circulação de notícias nesta sexta-feira (20), que reportam que a Presidência da República teria solicitado de alguns ministérios parecer sobre eventual decretação de estado de sítio em razão da pandemia do Covid-19 , a OAB Nacional divulgou parecer sobre a inconstitucionalidade de qualquer tentativa de decretação dessa medida em face da atual emergência do novo coronavírus.
“A excepcionalidade, que não pode se confundir com arbitrariedade, restringe o estado de sítio a situações absolutamente atípicas e anormais. À luz dos princípios norteadores do nosso sistema constitucional de crises e das regras sobre estado de sítio previstas na Constituição, o recurso a tal medida extrema no contexto atual se mostra flagrantemente inconstitucional e descabido. Não há um cenário de impossibilidade de atuação do Estado dentro das regras democráticas que autorize a suspensão da própria Constituição”, aponta o parecer.
As considerações preliminares, apresentadas por meio da Presidência e da sua Procuradoria Constitucional da Ordem, tendo em vista a gravidade e a repercussão jurídica da matéria, conclui que a medida apenas “serviria como instrumento de fragilização de direitos e de garantias constitucionais, sem qualquer utilidade e efetividade para fazer frente às reais demandas e desafios que a situação impõe ao país”.
Paulo
22/03/2020 - 20h06
Por enquanto, de fato, não há razões para decretação do Estado de Sítio. No entanto, quando essa crise terminar, nossa economia pode estar destruída e poderá ocorrer uma convulsão social no Brasil, que colocará em risco até mesmo o Sistema Democrático e o Estado de Direito. Deus nos livre de um Estado de Sítio sob Bolsonaro!
Henrique Martins
22/03/2020 - 17h31
Peço que vocês repassem para seus contatos a indicação do episódio Johnny Bravo Viva o Idiota S2 E28a que está no YouTube.
Dizem que os episódios dos Simpsons mostraram muita coisa que aconteceu no futuro.
Agora chegou a vez do Johnny Bravo.
Assistam o episódio e vocês verão o que o povo brasileiro
poderá fazer com Bolsonaro aquele do “eu Johnny Bravo ganhei porra’