Da CNN Brasil, em São Paulo
21 de Março de 2020 às 03:13 | Atualizado 21 de Março de 2020 às 03:13
Para o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT-CE), as medidas restritivas para combater o novo coronavírus (COVID-19) deveriam ter iniciado em fevereiro, apesar de admitir que esta não é uma “decisão difícil de tomar”. Em entrevista à CNN Brasil, ele classificou a condução do governo de Jair Bolsonaro em relação à pandemia como caótica.
“Ele reage com absoluto caos sobre o assunto. Estamos repetindo o itinerário da Itália em relação ao coronavírus, e a responsabilidade é do presidente. Ele tinha as informações e as relativizou, dizendo que é fantasia, exagero da mídia”, disse.
Ciro também criticou a participação de Bolsonaro nos atos a favor de seu governo, no último dia 15. “Ele foi a Miami e voltou em uma comitiva em que, agora se sabe, 22 pessoas testaram positivo para o coronavírus. Ele deveria ter entrado em quarentena, mas foi confratenizar com o povo”.
Sobre o cenário econômico, Ciro acredita que a revogação do teto de gastos e o fim de renúncias fiscais poderiam ser uma solução diante da crise gerada pela pandemia.
“Eu teria pedido a revogação do teto de gastos porque ninguém no mundo impõe na Constituição amarras para o governo reagir a momentos como este. Temos mais de R$ 1 trilhão no caixa da União e não podemos usá-los.”, explica o ex-governador. “É preciso também cortar renúncia fiscal a setores privilegiados para proteger o mais pobre, os pequenos empresários, que são aqueles que mais geram empregos no Brasil”.
Ele ainda criticou o “coronavoucher” proposto pelo Ministério da Economia, dizendo que a proposta é inviável.
“Você tem 50 milhões de brasileiros entre desempregados e informais e não há cadastro disso. O governo não terá como operar o coronavoucher, é uma mentira aquilo, não se sabe quem são as pessoas que irão receber”.
Alan C
21/03/2020 - 20h51
É só uma gripinha….
Hernanes
21/03/2020 - 15h03
Tá loiraço o Cirolipa agora ? Kkkkkkk
Anderson
21/03/2020 - 14h29
Concordo mas nosso desgoverno só copia o que o trump faz. Tem governador utilizando a crise como palanque eleitoral; É facil mandar fechar o comercio. Quero ver quem vai pagar as contas do povão;
Oblivion
21/03/2020 - 13h49
Ótima sugestão a da renda mínima. Mas inimaginável pensar que o desgoverno atual leve isso a sério. Inclusive, os próprios fanáticos do lulopetismo talvez irão criticar essa proposta, afinal sempre desprezaram quando um dos petistas mais carismaticos (suplicy) propagava essa ideia (e olha que faz tempo).
Mudando de assunto, pelo que me lembro, na campanha de 2018 Ciro Gomes foi o único que criticou nossa dependencia a aparelhos hospitalares e remédios… a grande maioria vindo de fora do país. Além de criticar, pelo que me lembro, ele também foi o único que tinha propostas para isso (implantação em MG de uma área de indústrias, incubadoras, etc da área médica, inclusive aproveitando as patentes vencidas – era mais ou menos isso, não era?).
Talvez as coisas ainda estivessem no lamaçal burocrático, ou em construção, mas essa era a intenção. Agora faltam leitos de uti aparelhados para abrigar infectados pelo covid 19 e, pelo que percebo, não temos indústrias desses leitos para que o poder publico possa arregimentar e fazer trabalhar a 500% ou mais de sua capacidade e produzir em massa; e depois poder montar hospitais de campanha com elas. Lembrando que numa guerra fábricas de panelas viram fábricas de carcaças de bombas; parece que nesse caso estamos sem as fábricas de panelas.
Evandro Garcia
21/03/2020 - 13h42
As medidas para segurar as asneiras dos coronéis Gomes bem antes, agora é tarde.
gasparzinho
21/03/2020 - 12h03
Um aparelho de ventilaçào pulmonar custa cerca de 50.000 R$, com oos trilhoes roubados, enviados para ditaduras, jogados no lixo nos ultimos 20 anos quantosaparelhos poderiam ser comprados hoje ?
Henry P.
21/03/2020 - 11h57
Fanfarroes a parte a atuaçào do Governo Federal até aqui foi impecavél.
O Ministerio da Saude deu todas as diretrizes necessarias a Estados e Municipios os quais terào que enfrentar grande parte do trabalho daqui a pouco tempo e sem recursos.
Eventualmente podem levar os pacientes em isolamento nos estadios da Copa ou no sitio de Lula.
A China desligou os aparelhos de respiraçào artificial aos quais o Brasil estava ligado, morreu definitivamente.
Kenji
21/03/2020 - 11h44
Esse sujeito não sabe minimamente nada do que acontece nos Ministérios e muito menos alguém sonha de contar pra ele por tanto não faz a mínima ideia do que está falando como de costume. É o fanfarrão de sempre.
Hoyo de Monterrey
21/03/2020 - 11h33
Para mim em novembro de 2018, um mínimo de seriedade….
Evandro Garcia
21/03/2020 - 11h29
Cirolipa, respeite a milenar civilização humana de vez enquanto, faça nós esse favor.
chichano goncalvez
21/03/2020 - 11h21
Que o desgoverno que ai está é incompetente todo mundo já sabe, só os lupens não sabem disso, os corruptos, os assassinos que nem eles, os bandidos, os psicopatas, esses é a turma da quadrilha bolsomerda. Nunca os analfabetos politicos fizeram tanto mal ao pais , como agora, votando nessa quadrilha. A satisfação é que muitos desses irão para o outro lado da vida, com o covi 19, assim espero, eu queria que fossem todos.