O “ANTITUDO” DA ESQUERDA: VAI FUNCIONAR?
Por Ricardo Cappelli
Ciro Gomes é um dos quadros mais preparados do país. Defende com maestria um novo projeto nacional de desenvolvimento. Conhece a economia do Brasil como poucos.
Na política, faz a aposta de se posicionar como uma espécie de “antitudo” da esquerda. No programa Roda Viva alvejou sem dó nem piedade toda a Nova República e as construções politico-partidárias que nasceram a partir da redemocratização.
Esculhambou todos os partidos pelos quais passou.
Assim como Bolsonaro, trata retoricamente em pé de igualdade todos os governos anteriores. Paulo Guedes diz que a culpa do fracasso do país é da social democracia que reinou desde a saída dos militares do poder.
Ciro coloca a culpa no neoliberalismo entreguista de FHC e nos erros e ilusões do Lulopetismo corrupto. Ao atacar os dois presidentes mais populares da história recente, reeleitos sem dificuldades, dá o tom do que pensa dos demais.
Seu discurso, contundente e agressivo, é eficaz para o PDT. Ciro ressuscitou a juventude trabalhista. Uma turma inteligente, qualificada e boa de briga.
Sua ousadia demarca campo, fazendo subir poderosos muros de proteção em torno da militância. Mas a muralha que protege também pode isolar.
A história parece ter escolhido Bolsonaro, o deputado “patinho feio”, da extrema-direita, rejeitado por seus pares no Congresso, para vestir a disputada roupa de antissistema.
A economia quebrou no governo Dilma. A esquerda era o sistema. Como ser o “antitudo”, o que rejeita e abomina o sistema tendo sido governador pelo PSDB e ministro de Itamar e Lula? Como ser antissistema construindo alianças municipais com o DEM de ACM Neto?
Não se pode dizer que cavaleiros solitários estão fadados ao fracasso no Brasil. Nem parece que Ciro deseje cavalgar sozinho. Mas é difícil aglutinar em torno de si sentado numa metralhadora giratória – o risco de quem está perto ser atingido por balas perdidas é considerável.
Rompido com o PT e atirando nos liberais democráticos que sinalizam para a centro-esquerda, quem pretende atrair para seu projeto? Rodrigo Maia, do DEM, vice de Doria em São Paulo, lhe dará sustentação? O PSB garantiu apoio à sua candidatura em 2022?
Com os campos bem definidos e Bolsonaro brigando com Doria e Witzel pela direita, é possível ultrapassar o candidato petista dinamitando todas as pontes com o eleitorado lulista?
A indignação de Ciro com os absurdos que tomaram conta da cena política nacional é a de todos nós. Seu vigor e determinação inspiram os que sonham com dias melhores.
Candidato a presidente desde já atirando no sistema e colecionando brigas com adversários e aliados, terá que cavar com sua retroescavadeira um espaço político que lhe tire dos históricos 12% dos votos.
Vai funcionar?
Marcio
18/03/2020 - 23h23
Ahh, esqueci..hoje bozo com sua seita…acusou o golpe …perdeu literalmente parte da base hipocrita e falso moralista que o elegeu e mantinha…os panelacos em bairros de classe media e media alta foi sem duvida mostra inexoravel que ate eles, abandonaram o barco e o bozo…bateu desespero..tanto que na coletiva hilaria cheia de trapalhadas…o bozo desde incitar uma guerra de panelas a pedri elogios fez. Que mais parecia um circo de horrores…Nao me deixo iludir pelas paneladas, mas e um fato que pegou de surpresa o bozo e seita…porque sabem que e um caminho sem volta na sua derrota e termino de governo….registrem ..hoje foi a formalizacao do inicio do fim…
Marcio
18/03/2020 - 23h12
Perfeita analise, no resumo o Ciro, hoje em termos de visao estrategica e experiencia com politicos, com certeza e o mais preparado do Pais, sem duvida…porem age com figado contra todos e tem as contradicoes, por exemplo de flertar e elogiar o DEM de netinho e bater duro e com palavra fortes no PT…nao pode…simples assim…para ganhar eleicao……longe de ser hipocrita ou falso moralista como a classe que elegeu o bozo…mas tem criticar sem agredir …..Por fim…o unico quadro hoje capaz de reunir e agregar apoios em um frente ampla, para derrotar o bozo…chama se Flavio Dino…sensato ponderado tem a maior e mais diversa alianca do Pais sem deixar as bases sociais..nunca deixou de criticar erros do pt e esquerda..mas nunca deixou de reconhecer o pt e lula…mesmo o pt nao te lo apoiado na eleicao contra sarney…venceu esse cla sozinho…ahh vao falar do partido comunista nordestino maranhao etc…mas o fato que hoje no segundo turno e o que mais agrega apoios fora da esquerda e de menor rejeicao….na ultima sondagem…ele sem lula chega bem considerando as situacoes…vamos respeitar as opinioes
Paulo
18/03/2020 - 17h22
“Com os campos bem definidos e Bolsonaro brigando com Doria e Witzel pela direita, é possível ultrapassar o candidato petista dinamitando todas as pontes com o eleitorado lulista”?
Não creio que Dória e Witzel briguem realmente com Bolsonabo, a não ser que este faça muita bobagem (o que não é difícil, rs) e a economia desabe, mas aí, ganham o 1º Turno e o que farão no 2º, sem nenhum carisma?
Ciro tem que ter alguma penetração no eleitor de centro e centro-direita – ainda que nesta segunda tenha dificuldade de êxito, mas, se empatar ou perder de pouco pro Capetão, ganhando o centro, vai ao 2º Turno. Indo, está virtualmente eleito, pois o eleitorado petista vem de reboque…
Henry P.
18/03/2020 - 11h12
Tenta imitar bolsonaro.
Ricardo
18/03/2020 - 10h48
Ciro fala as verdades que para muita gente é difícil de aceitar. PT não é de esquerda, pois ao vetar a auditoria da dívida pública, a Dilma fez com que a máscara caísse. PT amarelou! Lula amarelou! Agora vamos ver se o povo aprende a votar ! #ciro2022
jackson
18/03/2020 - 11h03
O povo que nao sabe votar e voce sim ?
Andressa
18/03/2020 - 11h14
Votaram pro PT por 20 anos achando o fim do mundo e o dia depois que perderam as eleiçoes vieram com esse papinho ridiculo que o PT nao é de esquerda…estao tentando enganar quem ?
Alexandre Neres
18/03/2020 - 11h15
O Ciro é tarimbado, então quando diz certas coisas está fazendo política. É, portanto, desculpável. Agora os ciristas são de lascar. São primários em termos de realpolitik. Acham que é fácil governar. Não têm a mínima noção da diferença entre a ética da convicção e a ética da responsabilidade. Tampouco sabem que quem governa não escolhe as condições e as circunstâncias. Só que na hora de governar terá de lidar com os pelo menos 300 picaretas dos quais falava o Lula. A proposta de se declarar homem decente, parente do cidadão de bem, para lidar com esse povo é ridícula e infantil. A saída é pela via institucional e não por meio de salvador da pátria. O PT, por exemplo, reforçou as instituições de controle e ganhou um pé na bunda de concurseiros elitistas que só pensam no próprio umbigo e defendem sua ideologia com unhas e dentes. Bolsonaro se declara limpinho de dia e faz acordo na calada da noite, o melhor que consegue fazer, já que só não meteu a mão com força porque era do baixo clero e não tinha oportunidade. Quando essa turma vai sair do jardim de infância e aprenderá que os industriais tupiniquins, por ódio e preconceito de classe, irão escolher sem pestanejar abraçar o neoliberalismo e liquidar as suas próprias indústrias?
Andressa
18/03/2020 - 11h32
Na epoca do PT os picaretas eram muito bem pagos pelo mesma facçào para recitar a parte, agora nao sao mais.
Alexandre Neres
18/03/2020 - 11h38
Tá querendo levar pancada, Wellington? A casa do bozo tá caindo… kkkkkk
Andressa
18/03/2020 - 11h46
“çei…”
putin
18/03/2020 - 12h10
ricardo,
entao por vc “esquerda” = ser caloteiro?
entao conheço um monte de bolsonetes de “esquerda”: calotes nos fornecedores, nos clientes, das contas de luz e agua, do condominio, do aluguel, kkkk.
caloteiro = criminoso!!!
dilma fez muito bem e lula tambem quando pagou o fmi antecipado.
a economia se baseia no credito, se vc dar calote ninguem te faz mais credito por decadas. olhe a argentina que está falida de novo.
Paulo Roberto Melo
18/03/2020 - 10h38
Além disso nao é um lider.
Alexandre Neres
18/03/2020 - 10h24
Como de costume, muito boa a análise do Cappelli.
Wellington
18/03/2020 - 09h54
Em plena época antipetista ter arranjado 12 % de votos e nao sair de là é vergonhoso e ridiculo.
Evandro Garcia
18/03/2020 - 09h52
Cirolipa é mais politicamente morto que Lula, basta muito pouco para entender.
ROBERTO COSTA
18/03/2020 - 10h20
a diferença e que lula foi presidente por 2 mandatos.
Evandro Garcia
18/03/2020 - 10h23
4