As fortunas combinadas das 500 pessoas mais ricas do mundo caíram quase US $ 1 trilhão até agora este ano devido ao coronavírus SARS-Cov-2, estima a Bloomberg.
Somente na quinta-feira passada, esses bilionários juntos perderam US $ 331 bilhões, marcando a maior queda de um dia nos oito anos de história do Índice de Bilionários da Bloomberg. Isso colocou as perdas acumuladas desde o início do ano em 950 milhões de dólares.
Segundo o índice, os mais ricos do mundo perderam 16% de seu patrimônio líquido coletivo. Assim, a fortuna de Bernard Arnault, Presidente e CEO da LVMH, foi reduzida em US $ 9,5 bilhões, enquanto a de Jeff Bezos foi reduzida em cerca de US $ 8,1 bilhões.
Impactos nos mercados
Os temores da rápida disseminação da covid-19 tiveram um forte impacto nos mercados mundiais. Todas as operações em Wall Street foram suspensas automaticamente nesta segunda-feira, por cerca de 15 minutos, depois que os principais índices abriram em baixa, com perdas superiores a 7% de seu valor.
Nesse mesmo dia, as ações européias também abriram em queda, perdendo até 8% de seu valor, apesar das medidas tomadas pelos bancos centrais para enfrentar os problemas enfrentados por vários setores.
A indústria do petróleo também foi afetada pelo preço do petróleo Brent que está em queda livre, tendo caído abaixo de US $ 31 por barril.