No Publico PT
Coronavírus: Ursula von der Leyen propõe restrição temporária das entradas na UE durante 30 dias
Este prazo poderá ser prolongado “se for necessário”, acrescentou a presidente da Comissão Europeia.
Rita Siza , Bruxelas 16 de Março de 2020, 15:38
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu aos Estados-membros para introduzirem uma restrição temporária das viagens não essenciais para o território da União Europeia, por um período de 30 dias.
“Acabo de informar os nossos parceiros do G7 que propus aos nossos chefes de Estado e de Governo que introduzam restrições temporárias nas viagens não essenciais para a União Europeia por um período de 30 dias”, informou Ursula von der Leyen, numa mensagem em vídeo divulgada através do Twitter. Este prazo poderá ser prolongado “se for necessário”, acrescentou.
A medida proposta pela líder do executivo comunitário prevê que todos os cidadãos europeus que queiram regressar a casa fiquem isentos desta restrição, bem como os seus familiares, nacionais de países terceiros que sejam residentes de longo prazo da UE e diplomatas.
“Pessoal essencial, tal como médicos, enfermeiros, cuidadores, investigadores e especialistas que nos ajudem a resolver a crise do coronavírus devem continuar a poder entrar na União Europeia”, sublinhou Ursula von der Leyen.
Também as pessoas que transportam mercadorias para o espaço único devem manter o acesso à UE, “porque temos de continuar a assegurar o abastecimento de produtos, incluindo bens essenciais como medicamentos, mas também alimentos e componentes de que as nossas fábricas necessitam”, enumerou.