Em entrevista ao SBT/Poder 360, o ministro Luis Roberto Barroso, do STF, que assumirá em breve o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que está interessado em explorar as novas tecnologias das “eleições do futuro”. Ele aborda a possibilidade de que as eleições sejam feitas pela internet, com uso de celular.
Barroso também elogiou o sistema de apuração no Brasil, o qual, segundo ele, é o mais moderno e seguro do mundo.
O ministro lembrou que operações financeiras, envolvendo milhões de reais, já são feitas inteiramente pela internet, de maneira que se pode garantir que existe tecnologias suficientes para um voto eletrônico seguro.
***
No canal do SBT Jornalismo:
O Poder em Foco desta semana recebe o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso que vai presidir também a mais alta corte eleitoral do país durante as eleições municipais deste ano.
Durante a entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, Barroso avaliou o sistema eleitoral brasileiro, o desempenho das urnas eletrônicas e comentou sobre a possibilidade de impressão do voto. O ministro defendeu formas de conter as Fake News durante as eleições municipais de 2020 e fez uma análise do impacto das decisões do Supremo Tribunal Federal no cenário de combate à corrupção do país.
Outros temas como crime organizado, desmatamento da Amazônia e a manifestação de juízes nas redes sociais também foram abordados no programa.