Segundo o TCU, o Brasil tem mais de 14 mil obras paradas, somando mais de R$ 200 bilhões.
O desperdício de dinheiro público e a falta de compromisso com a infra-estrutura do país são algumas das características mais negativas do subdesenvolvimento.
Parte desse problema é a completa desarmonia entre poderes.
Por isso, torçamos para que essa iniciativa do CNMP dê resultados!
***
No CNMP
CNMP lança programa interinstitucional para a retomada de obras paralisadas no Brasil
Na segunda-feira (17), o Comitê Executivo Nacional para Apoio à Solução das Obras Paralisadas lançará o Programa Integrado para Retomada de Obras – Destrava, que tem o objetivo de buscar soluções para a retomada de obras paralisadas no Brasil, por meio da atuação integrada entre os órgãos de controle e Poder Judiciário.
A solenidade de lançamento, que será realizada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, contará com a participação do presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras; do procurador-geral da Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffolli; e do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.
Segundo levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), em 2018, havia 14 mil obras paralisadas por todo o País, somando mais de 200 bilhões de reais. O programa abrange tanto a perspectiva nacional, focada em obras de grande porte, quanto a regional, voltada a obras de creches e de suporte à educação infantil.
Integra o Comitê Executivo do Destrava o membro da Presidência do CNMP, secretário da Escola Superior do Ministério Público da União e promotor de Justiça no Estado de Goiás, Carlos Vinicius Ribeiro. Além do CNMP, são integrantes do Comitê Executivo Nacional para Apoio à Solução das Obras Paralisadas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Ministério da Infraestrutura (Minfra); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); a Advocacia- Geral da União (AGU) e a Controladoria Geral da União (CGU).
Projeto-piloto em Goiânia
O projeto-piloto do Destrava em Goiânia tem previsão de ser concluído no primeiro semestre de 2020. Essa primeira frente de trabalho será voltada a obras de creches e de suporte à educação infantil.
Segundo dados do Inep e do TCU, em Goiás, mais de 70% das crianças de até três anos estão fora de creches e pré-escolas. No final de 2019, 56 obras estavam paradas ou inacabadas, em 47 municípios.
ratoeira
17/02/2020 - 13h40
A Abreu e Lima foi (justamente) pensada para garantir o refino de diesel no Pais….ta là o resultado da Patria Educadora Lulofreriana.
Quem tem a sorte de ir para Porto de Galinhas e passear na praia de Muro Alto consegue admirar esse monumento simbolo da grandeza bolivariana.
Precisa dizer mais…?
Roberto
17/02/2020 - 13h20
Essa foto ai é de alguma obra na China. ah esses comunistas.
Martins
17/02/2020 - 13h18
cade o Lula?
Andressa
17/02/2020 - 13h20
Tà inaugurando o trem bala com a Dilma. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Paulo
17/02/2020 - 13h09
Desemprego e destruição são as marcas desde desgoverno protofascista.
Enquanto isso bozo esta preocupado em ouvir o que o Trump diz e mudar embaixada para jeruzalem.
Oh Pai, até quando.
Paulo
17/02/2020 - 21h44
Esse não sou eu.
chichano goncalvez
17/02/2020 - 12h41
A culpa de tudo é a direita sempre participando de governos, até nos governo do PT tinha muita gente da direita, subornando, corrompendo (quem quer ser corrompido, é claro!), e tambem tem culpa o povinho que vota nos corruptos: vejam a quantos anos os seus Eliseu Quadrilha (Padilha) Jose Otavio Germano, Yeda Cruzeira, Tamer, Serra, Aecio( para citar apenas alguns, caso contrario não teria espaço aqui, teria que se usar a internet do mundo todo) estão participando de governso. Outra coisa, para que supremo, se a operação Zelotes que denunciou os ricos ladrões, está mais parada que agua de poço. E o Zé Povinho, só protesta se derem um cachorro quente pra ele, como foi no golpe.
Capitãozinho do Mato
17/02/2020 - 12h34
O biroliro já disse que vai pagar tudo vendendo Monza 87 pela OLX.
Hilux12
17/02/2020 - 11h21
“Trem-bala entre Rio e São Paulo ficará pronto para Copa de 2014”, diz Dilma
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
dario
17/02/2020 - 09h48
Podemos usar o dinheiro que deixou nos cofres publicos o quadrilhao vermelho, o que acham ??
O Brasil morreu.
Gilmar Tranquilão
17/02/2020 - 09h58
Já foi usado pra comprar o congresso e 39 Kg de cocaína kkkkkkkkkk
Luiz Schmitz
17/02/2020 - 10h21
Pelo jeito, vai ser como na Argentina. Rapam o cofre e botam a culpa nos outros, como sempre. Ah, e com apoiadores, nem que sejam bois! Pelo menos lá voltaram atrás!
Andressa
17/02/2020 - 11h12
Quem rapou o cofre no Brasil ?
samantha
17/02/2020 - 11h19
Mesmo tendo dinheiro é desperdiçado, roubado, mal gasto e tudo acaba se tornando um prejuizo.
Os bilhoes gastos com a copa do mundo exclusivamente para fazer propaganda foram jogados no lixo (os que nào foram para propinas), os estadios se tornanram monumentos inuteis e carissimos para manutençào.
O nosso parça Serginho Cabral por exemplo achou fantastico ter a copa no Rio mas nos hospitais cariocas continua entrando gente mais ou menos sadia e saindo no palitò de madeira.
O Angelino Queiroz (PT) ex governador do DF tambèm adorou e quem sabe quantos outros…
Andressa
17/02/2020 - 13h31
O que fizeram com a copa (tambem comprada a som de propina sabendo da grana que ia rolar) é feito a decadas com tudo que é obra publica, uma hora a conta chega e vem com juros, encargos, etc…
O Brasil faleceu.
Evandro Garcia
17/02/2020 - 09h42
O problema è a incapacidade absoluta do brasileiro de planejar, organizar e executar.
Por contra na capacidade de fazer tudo com as nadegas e desviar dinheiro publico é excelência mundial.