Menu

Núcleo Darwin da USP responde a novo presidente do Capes

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução “Charles Darwin” (NAP EDEVO-Darwin), ligado à Pró- Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que reúne diversos cientistas atuantes na área da evolução biológica, diante de matéria divulgada no site do jornal Folha de São Paulo de hoje (24/01/2020), sobre opinião […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução “Charles Darwin” (NAP EDEVO-Darwin), ligado à Pró- Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que reúne diversos cientistas atuantes na área da evolução biológica, diante de matéria divulgada no site do jornal Folha de São Paulo de hoje (24/01/2020), sobre opinião emitida por pessoa que será encarregada de dirigir a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação (MEC), vem a público esclarecer que:

1- O chamado “criacionismo científico” não é reconhecido pela comunidade científica de nenhum país, reunida em associação científica com membros acreditados junto a instituições acadêmicas desvinculadas de organizações religiosas ou por elas financiadas;

2- Literalmente todas as evidências disponíveis, corroboram a explicação da diversidade e estrutura da vida na Terra por meio de processos de descendência com modificação e que todos os seres vivos são conectados por relações de ancestralidade comum. Novas áreas da ciência, como a Genômica, continuamente fortalecem este paradigma. Não existem dúvidas plausíveis de que o processo evolutivo seja a melhor explicação para os fenômenos da vida, uma conclusão aceita há mais de um século e atualmente endossada inclusive por muitas instituições religiosas, como o Vaticano;

3- É amplamente reconhecido que o chamado “design inteligente” é simples eufemismo do dito “criacionismo científico”, sendo que o mesmo exato termo (“intelligent design”) já era usado com o mesmo sentido no século dezoito por teólogos protestantes, como Joseph Butler (1692-1752 ). A expressão foi utilizada originalmente naquele contexto para retomar as teses de Tomás de Aquino a fim de comprovar a existência de uma divindade criadora do universo, o que deixa claro como as expressões têm exatamente o mesmo sentido conceitual;

4- Apenas algumas denominações religiosas têm no criacionismo científico um de seus dogmas centrais, em especial as de maior expressão no chamado “cinturão evangélico” dos Estados Unidos, com tentativas de se introduzir o ensino do chamado “design inteligente” nos currículos escolares. O ensino religioso é permitido no Brasil, mas deve ser restrito à disciplina de ensino religioso, que não é de frequência obrigatória, e não pode incluir proselitismo religioso (Lei 9394/1996, Art 33). A última manifestação do Supremo Tribunal Federal examinou o conteúdo do ensino religioso definido nesse artigo, não abordando a inclusão de dogmas religiosos nas disciplinas científicas;

5- Ao impor aulas de “criacionismo científico” desde os anos iniciais do ensino fundamental a todas as crianças, em disciplina de frequência obrigatória, configura-se uma afronta ao regramento legal brasileiro, por obrigar os filhos de todas as famílias a aprender o que algumas denominações religiosas estadunidenses conservadoras elegeram como dogmas centrais obrigatórios para seus seguidores. Trata-se, portanto, de proselitismo religioso estatal compulsório, vedado expressamente por lei federal. Lembre-se que essa prática também é proibida nas escolas públicas estadunidenses.

6- Além de afrontar uma lei federal infraconstitucional, essa prática, se consumada, afrontará a própria Constituição Federal, ao colocar o estado brasileiro a favorecer certas denominações religiosas, em detrimento de outras. E ainda condenará o Brasil a caminhar de maneira cada vez mais lenta na trilha da melhoria da educação pública, comprometendo irremediavelmente a qualidade da educação, o que, aliás, contraria outro ditame constitucional;

7- Não bastassem as afrontas às leis e à própria Constituição Federal, essa imposição, se implementada, condenará a juventude do país a não compreender questões científicas básicas acerca da vida no planeta, como a origem e a importância da conservação da biodiversidade, o desenvolvimento de resistência a antibióticos por parte de certas bactérias, e tantas outras questões que o mundo moderno veio a entender graças à teoria da evolução.

8- O desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro estará ainda mais comprometido se a anunciada iniciativa vier a ser consumada nas escolas brasileiras de educação básica.

Universidade de São Paulo, 24 de Janeiro de 2020.

Núcleo de Apoio à Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução “Charles Darwin”
(EDEVO-Darwin/USP)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Juarez

27/01/2020 - 17h47

A teoria do Design Inteligente não se confunde com criacionismo. Trata-se um uma confusão propositalmente implantada por darwnistas para evitar responder aos questionamentos científicos à teoria da evolução. Existem excelentes livros escritos por cientistas, não por religiosos, sobre o assunto. Esses livros estão em inglês e nunca são traduzidos para o português. Aí o brasileiros são convenientemente mantidos na ignorância sobre o assunto.

    Marcelo Marques

    25/06/2020 - 11h49

    “A teoria do Design Inteligente não se confunde com criacionismo.”
    – R: Mentira…são a mesmíssima coisa. Julgamento de Dover em 2005!
    “Trata-se um uma confusão propositalmente implantada por darwnistas para evitar responder aos questionamentos científicos à teoria da evolução.”
    – R: Mais uma mentira, tanto o juiz que julgou Dover-2005 quanto Kenneth Miller, que demonstrou que Michel Behe estava errado, são cristãos, ou seja, sem fundamento sua argumentação.
    “Existem excelentes livros escritos por cientistas, não por religiosos, sobre o assunto.”
    – R: Cite um único que foi considerado ‘excelente’ por alguma sociedade científica de biologia! ;-)

Gilmar Tranquilão

27/01/2020 - 15h11

Os bozotrouxas acreditam na Terra plana, tem nem o que discutir nesse tópico! kkkkkkkkkkkkk

Robert

27/01/2020 - 15h05

Está na cara que é mais um factoide dIversionista desse governo de pelintras. Até parece que tais seres medievais do “desenho inteligente” não sabem que “o céu acabou no dia 10 de janeiro de 1610”, de acordo com a descoberta do grande Galileu Galilei, o mata-bíblias.

Liniay

27/01/2020 - 11h13

O objetivo é voltar para Idade Média, governo capitaneado pelas brilhantes ideias do guru Olavo de Carvalho.

    Andressa

    27/01/2020 - 11h56

    A idade media dà 10-0 ao Brasil.

Andressa

26/01/2020 - 18h53

Até o Boulos nascer a teoria de Darwin foi perfeita….Kkkkkkkkkkkkkkkk

Enezio E. de Almeida Filho

26/01/2020 - 15h37

Que tal ensinar a teoria da evolução objetiva e honestamente com sua atualização epistêmica expondo as dificuldades fundamentais de corroboração no contexto de justificação teórica?

    Marcelo Marques

    25/06/2020 - 11h43

    Que tal apresentar um artigo científico refutando a teoria da evolução, falatório e vídeos de U2b não conseguirão fazê-lo! ;-)

putin

26/01/2020 - 11h39

e o terraplanista da funarte? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gilmar Tranquilão

    26/01/2020 - 13h00

    Aquele que disse que os Beatles foram invenção socialista para fazer garotas abortarem???

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Maria Solange Mello Lins

26/01/2020 - 07h40

Lamentável esse retrocesso do pensamento, que tentam nos impor “goela” abaixo. Como professora, me nego a ensinar aos meus alunos a Teoria Criacionista! Viva Charles Darwin!

    Abdel Romenia

    26/01/2020 - 09h43

    Eu sou ateu mas a religiào è a base historica e cultura de qualquer povo, principalmente o cristianesimo e por isso é importantissima.

    Onde eu estudei o estado tambèm é laico mas as pessoas nào) e havia 1 hora de religiao por semana desde o ensino basico até o 2° grau para quem queisesse partecipar (comuncando previamente no começo do ano pelos pais).

    Estuda-se Darwin do mesmo jeito e em seguida cada um tira suas conclusoes a respeito do que quer acreditar ou nào….onde està o problema…?

    Por qual motivo voce deveria ser obrigada a ensinar algo sem querer…? Ha gente formada em teologia pra isso, na minha época eram padres mesmo.

    Quantas obras de artes a gente nào teria hoje sem a religiào…?

      Gilmar Tranquilão

      26/01/2020 - 14h56

      A andressa é terraplanista!!!!! kkkkkkkkk

        Andressa

        26/01/2020 - 18h23

        Nào, sou socialista…kkkkkkkk

          Gilmar Tranquilão

          26/01/2020 - 19h18

          E olavista! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Andre Gotha

      26/01/2020 - 17h04

      Ensinar religião como matéria facultativa não tem problema nenhum, o problema, E ENORME é ensinar o mito criacionista das seitas neopentecostais como ciência…

        Abdel Romenia

        27/01/2020 - 11h45

        …e o que seria essa porra de neopentacampeainternacional…?

        Mais um nome idiota para descrever o nada…? Tudo que é neo nao esiste se nào teria nome proprio.

      eduardo ribeiro

      27/01/2020 - 13h45

      eu sou ateu , mas…
      essa frase sempre indica um crentoide abilolado atrás do teclado pronto para excretar sandices

Paulo

25/01/2020 - 22h44

O Governo Bolsonaro, em vez de trilhar um conservadorismo saudável, de vertente católica tradicional, cada vez mais se enreda pelos caminhos do neo-pentecostalismo obscurantista. Dentro desse quadro, nada mais auto-explicável do que a ameaça de Bolsonaro, feita ano passado, de eliminar cursos de filosofia (a “mãe do todas as ciências”) e ciências sociais da grade curricular das Federais…

Psilocibes Cubensis

25/01/2020 - 21h25

Queria ver alguém que acredita no desing inteligente explicar o orgão apêndice ou fato de que o Sol vai engolir a Terra.
Deus faz orgãos inúteis que podem infeccionar e te matar e planetas com vida para depois queimar?

chichano goncalvez

25/01/2020 - 20h50

Tenho absoluta certeza, que o golpe veio pára isso, e acabou que os analfabetos politicos votaram em um bucefalo, ou acefalo da pior especie sub-humana, dignos representantes da direita, que ocasionou a crise na europa que se estende desde 2008, tambem pudera, España governada pelo corrupto Rajoe do PP partido de direita, Italia foi governado pela Forza Italia e Lega Norte extrema direita, o que se viu até viadutos cairam e mataram gente, mas o que querem os italianos, votando no politico mais corrupto do planeta Berlusconi. Vão se afumentar pra lá.

Evandro Garcia

25/01/2020 - 18h48

“6- Além de afrontar uma lei federal infraconstitucional, essa prática, se consumada, afrontará a própria Constituição Federal, ao colocar o estado brasileiro a favorecer certas denominações religiosas, em detrimento de outras. E ainda condenará o Brasil a caminhar de maneira cada vez mais lenta na trilha da melhoria da educação pública, comprometendo irremediavelmente a qualidade da educação, o que, aliás, contraria outro ditame constitucional;”
-Em quase toda europa os estados sào laicos hà ensino religioso nas escolas basicas até segundo grau, onde se vè o atraso na educaçào publica…? E’ sò perguntar no começo do ano quem quer partecipar e quem nào quer, pronto.

“7- Não bastassem as afrontas às leis e à própria Constituição Federal, essa imposição, se implementada, condenará a juventude do país a não compreender questões científicas básicas acerca da vida no planeta, como a origem e a importância da conservação da biodiversidade, o desenvolvimento de resistência a antibióticos por parte de certas bactérias, e tantas outras questões que o mundo moderno veio a entender graças à teoria da evolução.”
-Cada asneira…

O Brasil è uma Pais Cristào e a religiao é a base cultural de um povo.

    eduardo ribeiro

    27/01/2020 - 13h48

    cristonto é meus zovo.
    vá caçar rola , cristonto.
    O Brasil não tem religião. É um país co-habitado por imensa diversidade, inclusive acéfalos como tu, mas não quero.

Clóvis Teixeira

25/01/2020 - 18h23

Estamos migrando, desde o golpe de 2016, do Estado Democrático de Direito para o estado teocrático de direito. Com mais bíblia e menos constituição, e Deus acima de todas e de todas!!!

    eduardo ribeiro

    27/01/2020 - 13h50

    quem disse que há direito na teocracia cristonta do evanjeguistão ?

    Marcelo Marques

    25/06/2020 - 11h52

    “…desde o golpe de 2016, do Estado Democrático de Direito…”
    – R: Não gosto do atual governo, porém, nessa época aí de 2016, era na verdade o ‘Estado Democrático da ROUBALHEIRA’ !

Alan C

25/01/2020 - 18h09

Redação,

Poderia publicar a matéria da Folha a qual este esclarecimento se refere?

Obrigado


Leia mais

Recentes

Recentes